17 de abril de 2024

Francisco Nery Júnior: Como trazer o turismo de volta a Paulo Afonso

Por

Redação, sitepa4

 

Cânion do Rio São Francisco __ Foto: Divulgação

 

Estamos tratando de uma volta. Volta do que já existiu. Então, viável. Já tivemos dois ou três ônibus de turismo na cidade a cada dia. Disso nos propomos tratar, um simples cronista, professor de inglês, português e latim e os leitores. Se somos nós os escolhidos para bradar, que seja assim. Paciência, estado de espírito exaustivamente testado no Brasil das incompreensões.

A minha esposa, jovem senhora sempre com um celular na mão, me apresentou fotos de empreendimentos turísticos na encantadora cidade de Piranhas em Alagoas. Fluxo enorme de turistas. Eles partem de todo o Brasil, vêm do litoral – eles não são bobos – e param em Piranhas. Usina de Xingó, túneis, cavernas, cânion espetacular e banho de rio, pra que subir mais um pouquinho para Paulo Afonso?

A conclusão lógica é termos que pensar em algo sensacional se os quisermos de volta em Paulo Afonso – que é igualmente encantadora; se quisermos desenvolvimento e aumento da oferta de empregos.

Algo encantador para o turista? Subir de trem até aqui! Andar de trem, de preferência aquele que apita e solta um pouquinho de fumaça, talvez uma fumacinha tratada para não poluir o ambiente e não perturbar muito o que resta das nossas matas e dos nossos animais. Temos conhecimento de empreendimentos que deram certo lá pelo sul do Brasil. Assim falamos de algo factível e exaustivamente testado.

Além da chamada de atenção da esposa, ouvi, logo pela manhã de hoje, alguém anunciar o Dia Internacional do Turismo que, pelo Google, é no dia 27 de setembro. O que quero justificar é a motivação para esta escrita.

Um trenzinho provinciano arrancado dos confins dos tempos nos parece a maneira mais provável de trazer de volta a atividade turística na nossa cidade e região. Se não há dinheiro disponível, existe uma coisa chamada empreendimento privado que está sendo muito bem cooptado no Estado de São Paulo.

Em 14 de julho de 2023, publicamos matéria pertinente cuja referencia segue abaixo para pesquisa do leitor.

O Trem do Imperador – Paulo Dantas, um governador que faz diferença (Francisco Nery Júnior)

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!