18 de abril de 2024

Galinho se posiciona contra lei que permite o comércio abrir aos sábados até 18h e pede sua revogação

Por

ASSESSORIA PARLAMENTAR

A Lei Municipal 1.355 de 17 de janeiro de 2017 faculta o funcionamento do comércio aos sábados de 8 às 18h. Essa noticia deixou os comerciários insatisfeitos que, de imediato, se mobilizaram através da campanha “devolvam nosso sábado”.

 

O que poucos sabem é que esta lei também permite o comércio funcionar de 8 às 18h nos domingos que antecedem feriados nacionais e municipais, como: Páscoa, Dia das mães, Dia dos namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Carnaval, São João e Copa Vela.

 

Para o Vereador Mário Galinho, que apresentou projeto de Lei revogando a Lei 1.355/2017, o comerciante que quiser aderir ao que precede a Lei acima, teria que adotar troca de turnos, o que demandaria absorção de mais mão de obra, pois a hora extra só é obrigatória em casos previstos na CLT (casos emergenciais). Do contrário, o funcionário só faz se quiser.

 

O funcionamento nos horários em que a nova lei municipal permite acarretaria um número maior de horas do que a lei permite. Galinho pontuou alguns itens sobre esta Lei que permite o comércio funcionar aos sábados e domingos.

 

Segundo Mário Galinho, a aplicação dessa Lei privaria o comerciário de seu direito básico ao descanso e a um convívio de qualidade com a família, para a qual não teria mais tempo. Além disso, ele pontua que o trabalho no comércio exige esforço mental e às vezes demasiado esforço físico, sendo necessário que se garanta o direito sagrado ao descanso.

 

Mário Galinho elogiou o trabalho feito pelo Presidente do Sindicato dos Comerciários, Adauto Alves, qualificando como imprescindível para a mudança do quadro atual de funcionamento do comércio.

 

Galinho também fez questão de dizer que a iniciativa do Projeto de Lei revogando a Lei 1.355 /2017 foi acolhida e apoiada por outros vereadores que estão ao lado do povo e dispostos a levaram à diante a defesa desta categoria – os comerciários, que não foi ouvida quando da idéia da sua implantação. O apoio deste grupo de vereadores ao comerciário será o instrumento para devolver o sábado e domingo à categoria.

 

“É necessário que a categoria dos comerciários acompanhe o desfecho desse assunto na Câmara pra ter conhecimento sobre os vereadores que estão em defesa de seus direitos, pois existe um grupo favorável ao comerciário com quem a categoria poderá contar para reverter a situação.”, finalizou Galinho.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 28

  1. Patricia says:

    Estamos juntos nessa luta , devolva nosso sábado. Tb temos familia, nao somos escravos.

  2. Elzimar says:

    É um absurdo essa lei, os vereadores deveriam votar em uma lei para eles Vereadores trabalha-sem mas , pois ganham muito. Aí o coitado do comércio ganha apenas um salário, tem que ser acabar de trabalhar .

  3. Digital says:

    Lamento, mas o vereador está fazendo politicagem e quinta. A revogação da lei é um retrocesso.

  4. cidadã says:

    Parabéns Vereador, pela iniciativa em favor dos trabalhadores!
    Já conquistou minha admiração, respeito e meu voto para próximas eleições.

  5. Lucy says:

    Tenho certeza que o comércio não vai enriquecer nem empobrecer se não abrir sábado. Totalmente Sem necessidade.

  6. josineide says:

    isso é progresso , isso é populismo de baixa qualidade. Esse sindicato que é pelego e não resolve nada, a não ser a vidinha da diretoria, sabia disso não fez e não faz nada. Vamos fazer agora bagunça em nome de uma coletividade e depois bater fotos abraçados a proprietários de lojas, os direitos da categoria nada, o nobre vereador se ligue que um mandato só não faz verão.

    • cardoso says:

      Josineide, sabemos que qualquer mudança seja para beneficiar a, b ou c, gera e sempre acontecerá discórdia pois o ser humano nunca esta satisfeito com nada, o muito é pouco para uma maioria infelizmente. Agora me desculpe em discordar quanto ao comentário que o vereador Mário Galindo é vereador de um só mandato, hoje eu me arrependo de não ter dado o voto a este vereador eleito apenas com um pouco mais de 500 votos, enquanto alguns candidatos eleitos com uma votação expressiva não esta dando a minima para os problemas existentes em nossa sociedade, eu moro em Paulo Afonso a quase 30 anos e somente agora estou tendo a oportunidade de presenciar um Vereador de Oposiçãose preocupar com os problemas do povo, eu lhe pergunto qual foi o vereador eleito pelo voto popular de nossa cidade, que colocou a disposição de todos um canal de comunicação entre o vereador e o povo, pois a dias atraz este nobre Vereador colocou a disposição um numero de whatsap para não só seus eleitores como todos de um modo geral poder informar e cobrar e acompanhar os problemas que acontecem em nossa cidade que são muitos. Eu lhe pergunto qual o vereador que hoje esta no meio do povo independente de ser seu eleitor ou não. PARABÉNS VEREADOR MÁRIO GALINDO, continue assim que na próxima eleição o amigo já pode contar com mais um voto.

  7. Sergio says:

    Olha só como são as coisas, em uma crise dessa, os comerciários sem quererem ganhar horas extra, não dar para entender, ninguém vai trabalhar de graça não, vão receber horas extras e essas horas não são baratas para o empresário, pois repercute nas demais verbas, previdência, FGTS, e outras. Os comerciários estão desorientados por este sindicato que deixou aprovar a lei e somente agora
    Está mostrando interesse.

    • Anônimo says:

      A questão é , qual comerciante aqui paga hora extra? Isso é só balela, grande parte dos comerciários acabam trabalhando de graça memso

  8. antonio says:

    porque os funcionários da prefeitura não trabalham das 08.00 ás 17.00 de segunda a sexta e aos sabados tambem , se chegou o tempo da escravidão que seja para todos fica a dica.

    • Matias says:

      So vc mesmo que não gosta de horas extras depois fica reclamando que o salário é pouco exemplo quem ganha uma salario mínimo 16 a 32 horas extra por mês um aumento de 188 reais no seu salário

  9. Eu says:

    Sábado de meio em diante é pra tomar cachaça para tirar o extress que p….a de trabalhar até às 18:00 no comércio! !

  10. irman deuma funcionaria says:

    procure seus direitos funcionnarisa a escravidao acabou concordo com a patriciaquem foi esse idiota abrir ao sabado ate as18horasja nao tem movimento no meio da semana quanto mas no sabado aviso para os empresarios trabalhe so ate as 18horas quem inventou eh escravo vai trbalhar na roça ate as 18horas voce nao quer esse eh nosso brasil

  11. marcos says:

    Saudades da época em que os sindicatos através dos seus sindicalistas eram aguerridos e combativos. Na ditadura militar foram de fundamental importância a participação deles buscando sempre os interesses dos trabalhadores e batendo de frente com a classe empresarial. Era somente PT, depois que o Lula assumiu vieram as alianças políticas e aí veio a decadência do movimento sindical, esquerda já não era esquerda, tiveram que se coligar com partidos pelegos para poderem governar o nosso Brasil. Nota-se que puxaram o freio de mão e passaram a usar a conveniência como moeda de troca, só como exemplo, lembro-me de Paulo Rangel, Cabral e o Melo dizendo em discurso, em praça pública, que jamais se aliariam com partidos que representavam os direitos da classe empresarial, tudo mudou, Paulo Afonso é o exemplo, um partido submisso ao governo de Anilton e posteriormente L.D.D, não é saudosismo, mas está na horá do PT e os movimentos sindicais voltarem aos tempos de outrora.

  12. pa says:

    Mário Galinho eo Vereador do povo esse aí Ama Paulo afonso Mário tem que se o futuro prefeito de Paulo Afonso quero ve Paulo afonso nao muda Parabéns

  13. Paulo says:

    PArabens vereador fazer seu papel lutando pelo povo! Estou com vc galinho

  14. silvana says:

    mario galinho manifeste logo ta chegando ahora eh dia 28 aqui nao tem sindicatos tinha mas perdeu o melhor adalton ele faz fazaqui nao tem prefeito sao todos do mesmo saco calça 40 vamos fazer uma paciadas funcionarios se quizer quer trabalhar ate meio dia força galera voces nao sao escravos eh vamos tambem o horario de verao so na bahia nao tem vamos mnifestar tambem fechar as lojas mas cedos ok governantes voltamos em voces queremos respostas fora o prefeito so tem mario galinho com voces

  15. Thatiani G. Santos says:

    Gente sei que estamos em crise mas nada paga a necessidade desses trabalhadores ao convívio familiar e social isso não é justo com a classe.
    Para saber qual a verdadeira decisão a tomar é se colocar no lugar do outro e depois os comerciantes deveriam levar em consideração que os gastos vai aumentar e não terá recompensa o povo já acostumou a fazer compras no período matutino.
    A corda sempre arrebenta pra os mas fracos. Cadê que vcs vereadores fazem pelo me os 30 hrs semanais. Sejam justos devolva os sábados a essa classe trabalhista.

  16. JOÃO MATA SETE says:

    SINDICATOS ESTÃO EM DESESPEROS.
    “Os sindicatos não querem perder a boquinha”, diz presidente da Câmara
    Rodrigo Maia minimizou críticas de sindicatos a reformas.
    Redação VN
    redacao@varelanoticias.com.br

    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), minimizou a resistência de vários sindicatos à possibilidade da extinção do imposto sindica.
    “Os sindicatos não querem perder a boquinha, aquilo que ganham sem nenhum esforço. Então, é legítimo que se mobilizem”, disse Maia durante a cerimônia do Prêmio Lide, durante o 16º Fórum Empresarial em Foz do Iguaçu (PR).

    “Os sindicatos, com muita competência, pressionam, acuam e depredam o Congresso como fizeram na semana passada. A Polícia Civil, que deveria estar preocupada com a nossa segurança, vai ao Parlamento e quebra as entradas do Parlamento brasileiro. A gravidade de um ato como este é muito maior que pressionar parlamentares na Câmara dos Deputados”, seguiu o demista. Maia defendeu que o Congresso enfrente essa agenda “tensa e difícil”.

  17. ZÉ DO POVO says:

    Caros leitores e ELEITORES, nosso caro ASPIRANTE DE VEREADOR, o Galinho, que não pode ver alguma movimentação e já quer ser o porta voz das minorias, devia é se preocupar com coisas mais relevantes para o município. Os comerciários reclamam que ganham pouco, com o horário estendido, com as horas extras, o salário acaba aumentando. Não é obrigado a fazer hora extra, faz quem quer.
    Galinho pare com isso, daqui quatro anos as urnas vão dizer…. e aí será tarde !
    Quando alguém faz sem holofotes, sempre se destaca mais !

  18. Tereza says:

    Rediculo esse tipo de política desse menino. Um menino que não sabe nem escrever direito, quer aparecer usando as mancadas dos antigos de trampolim. É Paulo Afonso sem jeito, eita Brasil veio sem jeito…

  19. issac da prefeitura says:

    na proxima eleiçâo votem em vereadores e prefeitos de paulo afonso. é isso q o trabalhador merece |

  20. apiador says:

    se eu fosse presidente da cdl todos comerciante funcionario trabalhava domingo a domingo nao faz nada so quer moleza peça pra sair essas meninas bonitas servido de manequi so pra chamar atençao amostradas tem quer sofrer eh ditadura nao acabou pra quer descanço so para namorar so a favor abrir ate 12meio dia tem quer ser ate as 20horas achou rui saia

  21. Jorge Andrade says:

    Dia 28 vá para a ruas protestando vereador, Cintra os projetos dá morte do presidente Golpista, e não esqueça de levar um cartaz, um banner ou uma faixa gigante com esta frase: FORA TEMER, GOLPISTA, aí eu digo que tu é macho mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!