De 27 de maio a 14 de junho, a Secretaria de Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. O objetivo é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil e empreender esforços para a erradicação da poliomielite.
A imunização será destinada para crianças de 1 a menores de 5 anos de idade e a meta é vacinar no mínimo 95% desse público. Para receber a vacina é necessário levar cartão de vacina, CPF ou Cartão do SUS e estar acompanhando dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos.
Durante o período, o público deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência, de segunda a quinta, das 7h30 às 10h30, e das 13h30 às 16h30, e na sexta, das 7h30 às 12h30. O dia D acontecerá no dia 8 de junho nos postos de saúde.
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução de risco de reintrodução do poliovírus do Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no País desde 1994.