8 de dezembro de 2023

Zoonoses orienta para os cuidados com o Barbeiro, inseto transmissor da Doença de Chagas

Por

Redação, sitepa4 (via assessoria)

A Unidade de Controle de Zoonoses alerta a população para os cuidados com o barbeiro, que é o transmissor da Doença de Chagas. Os insetos abrigam-se em locais muito próximos a fonte de alimentos e podem ser encontrados em matas e nas casas, escondem-se em frestas e buracos das paredes, além de serem encontrados em galinheiros, chiqueiros e depósitos.

A doença tem tratamento e cura, por isso caso a pessoa seja picada deve procurar um posto de saúde. O paciente infectado pode ter uma recuperação com tratamento em cerca de um ano.

De acordo com o Sanitarista, Bruno Martins, é de extrema importância essa conscientização. “O combate ao barbeiro é uma atribuição de todos os agentes de endemias. O que a gente tem que fazer é evitar que esse barbeiro entre em contato com as pessoas e a forma mais simples de fazer isso é evitando que esse inseto se crie e se procrie na residência. Para isso não pode deixar ter materiais acumulados, porque se não irá servir de moradia para esses barbeiros”, explicou.

A Zoonoses orienta que caso encontre o barbeiro ou qualquer inseto que se assemelhe em sua residência ou nas proximidades, a pessoa deve ir a um Posto de Informação de Triatomíneos (PIT), onde a equipe vai receber o barbeiro e vai repassar para a Zoonoses para que ocorra a visita na residência para identificar se o inseto está se procriando.

“A orientação é que ao encontrar o inseto, o indivíduo capture e entregue no PIT o barbeiro vivo. É importante que a população nos ajude e colabore com os cuidados. Quando o barbeiro picar a pessoa nunca deve coçar, mas deve lavar o local com água corrente e sabão”, ressaltou Bruno.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!