19 de junho de 2024

Vereadora Evinha promove junto ao governo do estado o 1º encontro de enfretamento à violência de gênero em Paulo Afonso

Por

Assessoria Parlamentar/Evinha Oliveira

PAULO AFONSO – Em evento concorridíssimo, na manhã desta terça-feira (03), na Câmara Municipal, a vereadora Evinha (Solidariedade) solidificou ações do seu mandato em relação ao combate da violência de gênero em parceria com o governo do estado.

Representantes de órgãos que atuam na defesa das mulheres como a Deam, Defensoria Pública, Secretaria de Desenvolvimento Social – e CRM- OAB Subseção Paulo Afonso; as forças: Polícia Militar que coordena o Programa Ronda Maria da Penha; Corpo de Bombeiros e a ONG Agenda, participaram do encontro.

Cumpre lembrar que Evinha já promoveu uma sessão especial na Casa sobre violência doméstica; conseguiu com aprovação unânime e a sanção do prefeito, tornar obrigatório ensinamentos sobre a Lei Maria da Penha nas escolas públicas municipais e, em outra frente, atua na promoção de mulheres empreendedoras do município.

A parceria como governo do estado

Dando continuidade, neste 1º encontro, a superintendente de enfrentamento à violência contra a mulher do estado, Camila Batista, reconheceu que a região demanda ações urgentes e específicas da nova gestão.

“O governo do estado tem intensificado e interiorizado políticas públicas do enfrentamento e trabalhado a prevenção. Aqui em Paulo Afonso nós vamos entrar com o ‘Oxi, me respeite!’ nas escolas que é um programa de prevenção voltado para crianças e adolescentes; o enfretamento é justamente ouvir os órgãos envolvidos na proteção da mulher e ver como o estado pode melhorar e ampliar esses equipamentos”, pontuou.

Muito embora o encontro tivesse como centro a violência doméstica e familiar, temas correlatos como a violência política enfrentado por vereadores da região; assédio moral e violência psicológica no ambiente de trabalho – além das constantes ameaças contra povos indígenas – exigiram mais cooperação dos envolvidos em nível municipal.

“Fiquei surpresa e feliz em ver essa Casa cheia com tantos representantes de órgãos importantes na defesa do direito das mulheres; bem como vi aqui mulheres tão diferentes: de povos tradicionais, empresárias, jovens, donas de casa e militares”, destacou Evinha.

Mulheres militares que pediram uma atenção especial, prossegue a vereadora: “A gente deu um pontapé, foi a primeira de muitas ações que faremos ao longo do nosso trabalho.”

A pauta é sempre a mulher, acrescenta Evinha: “Não importa para mim se é a ‘mulher de direita’, se é ‘a mulher de esquerda’, o importante é a gente fortalecer a mulher na política. Eu pensei em fazer esse evento em outros locais, mas tinha que ser aqui, na Casa do povo. Trouxe essas instituições para que todas elas se sintam representadas”, resumiu.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!