PAULO AFONSO – A parceria entre a vereadora Evinha @vereadoraevinha (Solidariedade), com a Secretaria de Política Para as Mulheres do governo do estado, propiciou uma demanda, até então, difícil de ser alcançada para mulheres que moram longe do centro: trazer a Deam – Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, e suas providências jurídicas e sociais – para o quintal de casa.
O fato ocorreu no final do mês passado, para moradoras dos arredores dos povoados São José e Juá, sabidamente as regiões mais populosas do interior do município. Nesses dias, as delegadas da Dean, doutora Mirela e doutora Jane, fizeram o movimento inverso e foram até as mulheres.
“Meu desafio enquanto política é pensar no que ainda precisa ser feito para garantir mais direito às mulheres. A violência, infelizmente, é uma realidade para muitas de nós, por isso busquei ampliar o universo de informações e cuidados para elas com essa parceria”, comentou Eva.
A vereadora manteve discrição em relação à imagem das mulheres que foram atendidas no Ônibus Lilás, porque o tema é sensível. “Por mais que sejam ações preventivas e educativas, sempre aparecem casos, e nós não podemos expor quem vem pedir ajuda”, reforçou.
O Ônibus ficou dois dias no município por ocasião da Feira do Empreendedorismo Feminino ocorrida no BTN, ambos os eventos realizados por Evinha com apoio do governo do estado.