27 de maio de 2024

Um velhinho trabalhador – 88 anos de trabalho e resistência (Francisco Nery Júnior)

Por

Redação, sitepa4

Por Francisco Nery Júnior

Um velhinho trabalhador – 88 anos de trabalho e resistência

O leitor não se enganou. A foto é dele e os 88 anos de idade também. Vendia picolé, até que a visão não mais permitiu.

Não se resignou em casa, porém. A foto diz tudo e tenho que parar de escrever para não estragar a festa, quero dizer, o exemplo para nós todos de um senhor de idade (não sei se posso grafar velho sem o perigo de ser processado) nordestino daqueles da cepa de primeira.

Eu sempre comprava seus picolés. Aqui pra nós, data vênia, sempre ficava um troco. Quando o encontrava embaixo do sol abrasador, desanimador para nós outros, sempre lhe “pagava” uma dívida imaginária que tinha com ele. E ele sorria. Sorria, agradecia e me abençoava. Tenho que dizer aos leitores que colho os resultados – o maior deles, o leitor a ler esta crônica.

Seguia de carro para a casa da sogra e comentava com a esposa haver um bom tempo que não encontrava o velho amigo. Alguns tiros de pedra mais adiante, apenas alguns poucos metros, a cena registrada para exemplo e meditação de todos nós, talvez vergonha; cena de um amigo que nunca procurei saber o nome nem onde mora.

Aos oitenta e oito anos de idade, seguia um brasileiro engabelado por boa parte dos nossos dirigentes, políticos a maioria, ávidos pelo seu voto; seguia o camarada, o parceiro, o companheiro, o próximo com o frete da feira de uma senhora simpática para, com o seu trabalho, amealhar uns poucos trocados para a sua sobrevivência.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. CHESFIANO says:

    😍😍😍😍😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!