13 de junho de 2024

TRE-AL cassa mandato do parlamentar Geraldo Xavier e torna Padre Eraldo e pré-candidato a vereador inelegíveis em Delmiro Gouveia

Por

Redação, sitepa4

Vereador Geraldo Xavier, Lau da Barragem Leste e Padre Eraldo. Foto: redes sociais

 

Na tarde desta segunda-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) julgou o processo número 0600715-09.2020.6.02.0040 e decidiu, por unanimidade, cassar o diploma do vereador Geraldo Xavier, além de tornar inelegíveis o ex-prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo, e o pré-candidato a vereador “Lau da Barragem”. A decisão foi tomada devido à prática de captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2020.

O caso teve início durante as eleições de 2020, quando duas pessoas foram presas com materiais de campanha e uma quantidade significativa de dinheiro. Uma das pessoas detidas confessou que o dinheiro seria utilizado para a compra de votos em favor dos denunciados. A Justiça Eleitoral da 40ª zona, em primeira instância, já havia proferido uma sentença desfavorável aos acusados, que foi mantida pelo TRE/AL.

O recurso interposto pelo vereador Geraldo Xavier, que buscava reverter a sentença inicial, foi analisado pela corte do TRE/AL. O desembargador Ney Costa Alcântara de Oliveira, relator do processo, leu seu voto durante a sessão, sendo acompanhado por todos os demais membros presentes. A decisão considerou procedentes os pedidos da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije).

Com a decisão, Geraldo Xavier terá seu diploma de vereador cassado, além de receber uma multa de R$ 20.000,00 e tornar-se inelegível para as eleições dos próximos oito anos subsequentes às eleições de 2020. Padre Eraldo e Lau da Barragem também estão sujeitos às mesmas sanções eleitorais e multas, sendo impedidos de concorrer nas eleições pelos próximos oito anos.

Os acusados ainda têm a possibilidade de recorrer da decisão. A cassação dos diplomas e a inelegibilidade representam um impacto significativo no cenário político de Delmiro Gouveia, onde Padre Eraldo é considerado o principal adversário da prefeita Ziane Costa na busca pela reeleição.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!