14 de abril de 2024

Tema da redação: ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM G1




 

 

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) é “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou o tema em um vídeo publicado no seu perfil no Twitter na tarde deste domingo (3).

 

“Vou dar um furo para vocês que me pediram esses dias qual é o tema da redação: Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Esse é o tema”, afirmou Weintraub.

 

O ministro, que de manhã chegou a publicar vídeos nos centros de controle do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), viajou até Palmas, no Tocantins, e gravou o vídeo em frente a um colégio da Polícia Militar.

 

Tema é inusitado, mas não é difícil, dizem professores
Segundo professores ouvidos pelo G1, o tema não estava entre as principais apostas e discussões nos cursinhos ou redes sociais durante o ano, e a área de cultura há anos não aparecia no Enem. Mas a surpresa não chega a fazer do Enem 2019 uma prova difícil para os candidatos.

 

Nas redes sociais, alguns internautas adoraram o tema, enquanto outros ficaram felizes de não estarem entre os candidatos neste ano.

 

O professor de redação do Sistema de Ensino pH Thiago Braga, do Rio de Janeiro, disse ao G1 após o anúncio que o tema é inesperado e não houve discussão tão grande sobre ele nesse ano.

 

“Mas é uma discussão importante porque a gente tem o cinema como uma arte que é muito deixada de lado no Brasil, embora muito bem produzida no Brasil”, afirmou Thiago Braga, do pH.




 

Segundo ele, sem os textos motivadores não é possível saber que enfoque o Enem vai dar ao tema. Braga sugere algumas abordagens possíveis, desde a produção audiovisual no país até o acesso de todos os setores da população ao audiovisual, inclusive as famílias de baixa renda.

 

A professora Isabela Arraes, do CPV Vestibulares, de São Paulo, afirmou que, apesar de inusitada, a proposta da redação do Enem 2019 não pode ser considerada difícil.

 

“Foi compatível com o que o exame costuma cobrar dos candidatos, se considerarmos que o tema sempre traz uma questão de viés social que deverá ser analisada criticamente pelos alunos. A questão foi alvo de discussões na internet, principalmente devido aos últimos cenários envolvendo a Ancine e os cortes na cultura do país. Trata-se de uma questão social muito pertinente que, inclusive, dava margem a algumas análises polêmicas, na contramão do clima de tensão do momento político que o país está vivendo: assim, o Enem optou por solicitar uma discussão extremamente importante no que diz respeito à aquisição dos conhecimentos proporcionados pela indústria cinematográfica.”

 

Para o professor de redação Rogi Almeida, do Curso de Redação, em Teresina, o estudante pode se surpreender porque o tema não foi abordado em provas mais recentes. “Eles pegaram um eixo temático que há muito tempo não era abordado, que é cultura. O aluno tem que fazer a problematização para o acesso à cultura e ao cinema e como a partir de um filme se tira várias discussões sociais. Um exemplo é o Coringa, um filme a partir do qual se discute a violência, as doenças psíquicas, entre outros temas.”

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 2

  1. Isa Lima says:

    Gostei demais da reativacao do cinema em P.Afonso. Homenagear e curtir a sétima arte é muito bom. Feliz realização do projeto do empresário Paublio Oliveira.

    • Adri says:

      Pois é. O tema do Enem foi muito interessante mesmo. Lógico que é normal alguns criticarem. Afinal, todo ano o Tema do Enem tem criticas.
      Mais uma vez parabéns para Paublio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!