15 de abril de 2024

Site “Metro1” de Salvador: Número de suicídios preocupa em Paulo Afonso; saiba como ajudar

Por

Metro1 no dia 27 de Setembro de 2019 ⋅ 17:31

Foto : Reprodução / Google Street View



 

A cidade de Paulo Afonso, no Vale São-Franciscano da Bahia, registrou um número preocupante de jovens que tiraram a própria vida. Os casos estão ocorrendo na ponte Dom Pedro II, considerado um cartão-postal da região. Somente neste mês, foram registrados quatro casos. A ocorrência mais recente foi um jovem de 19 anos que se jogou da Ponte do PC-TRAN.

 

Em junho, um homem também se jogou da ponte. E, uma jovem que tentava o suicídio foi impedida por populares e vigilantes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) que acionaram a Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que conduziu a vítima para o Hospital Nair Alves de Souza.

 

Procurada pelo Metro1, a prefeitura não confirma os números, mas informou que possui uma rede voltada para a valorização da vida. Os profissionais, distribuídos nas Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social realizam acompanhamento especializado, com pessoas que apresentem sintomas de depressão ou doenças que afetem o sistema mental.

 

Os órgãos que atuam no atendimento são o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Centro de Atenção Psicossocial II e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), com cinco psicólogos, além de mais dois profissionais que atendem no Centro de Especialidades Médicas. Também é disponibilizado um psiquiatra para acompanhamento dos casos mais severos, além de medicação necessária.

 

Neste mês, o município aderiu a Campanha Nacional Setembro Amarelo. Nas escolas da rede municipal, foram desenvolvidas palestras com temas que giram em torno da saúde mental e valorização da vida. Em vários bairros, equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), percorreram as ruas e distribuíram abraços grátis, uma campanha que visa estreitar os laços entre as pessoas.

 

O Centro de Valorização da Vida também presta apoio gratuitamente por meio do número telefônico 188.

 

Matéria original: Número de suicídios preocupa em Paulo Afonso; saiba como ajudar




 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 14

  1. cidadão says:

    o fato que na cidade não dao oportunidades aos jovem crescer nessa cidade onde o desprego esta faltado para os jovem e os pais de familia consegui sobre viver ai bate o desespero e o Prefeito so comendo o dinheiro da cidade e nada faz pelo o povo ……o povo precisa de emprego ugente

    • SOL says:

      É isso mesmo,falta de oportunidade.Pais pensem nas futuras gerações,vivemos no oasis rico por natureza,no entanto quem usufruem são panelas e textos.Os conteúdos e suas raízes ficam a verem navios,alguns não suportam e dão cabo de suas vidas preciosas.

  2. Leitora says:

    Estou com um caso de depressão na família e não tem ajuda.aqurm recorrer? Pq se for pro posto passar um ano pra marcarem a consulta.quando chega o dia o médico nos vem. Tá difícil viu

  3. Monteiro says:

    o ruim que você chega nesse posto você tem que marcar porque eu conheço uma pessoa da minha família que tem depressão e foi marcar ficou marcado para dezembro para passar no psicólogo e no psiquiatra para pegar medicação

  4. Claudivan says:

    Um lugar que não tem futuro para o jovens, para os milhares de pais de famílias desempregados, Políticos que não estão nem aí para geração de renda e empregos só é de se esperar isso, na proporcionalidade Paulo Afonso tem tráfico de Drogas maior de que certas cidades de grande porte, é lamentável, um lugar tão bonito e ser conhecido por isso, se a População de Paulo Afonso não reagir contra esses coronéis que issistem em se perpetuar no poder o negócio vai ficar bem pior.

  5. morador says:

    Os posto de saúde de Paulo afonso esta uma vergonha ….Prefeito gaga so quer sabe de dinheiro

  6. O Físico says:

    Interessante o comentário do tipo BAIANO. A cidade não tem emprego, não tem indústria e o povo vive fazendo filhos sem ter dinheiro pra SUSTENTAR… sem alternativa e com a BURRICE NA CABEÇA, culpa o governo do problema que os mesmos PLANTAM. A culpa é dos OUTROS… Em Maceió e ARACAJU praticamente você não vê alguém culpar ninguém como fazem na BAHIA, PERNAMBUCO, CEARA, né SABIDAO dos cabelos do sovaco fino????.. Evitem fazer filhos… vai esperar Jesus trazer indústria pra cá é???? Nenhum prefeito até hoje conseguiu esse MILAGRE. Cai fora DESTRUIDOR DE VESTIBULARES!!!!

  7. Morador says:

    Paulo Afonso Tá Um Caos e Os Responsáveis Só Querem Saber Do Dinheiro Na Conta!!!

  8. Opnião says:

    Sei que isso não vai impedir o ato do suicídio, mas acho as grades de proteção muito baixas, talvez se fizesse uma grade alta nas duas pontes que dificultasse o acesso, talvez impedisse alguns casos de suicídio ou até mesmo acidentes.

  9. Ivanysilva says:

    Uma cidade tão linda mas o povo carente e quem sofre muito deus tem de misericódia

  10. revoltada says:

    cadê a verba que vem pra Paulo Afonso?, por favor senhor prefeito vamos investir mais na saúde e na educação

  11. revoltada says:

    CADÊ A VERBA QUE VEM PARA SAÚDE E PARA EDUCAÇÃO?

  12. Ara says:

    TRISTE REALIDADE DOS NOSSOS JOVENS.
    ESSA HISTÓRIA DE ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO É TUDO PAPO FURADO.
    HÁ QUASE UM ANO QUE TENTO UM TRATAMENTO PARA MINHA MÃE, NO CAPS 2. INFELIZMENTE TEM VÍCIO DE CIGARRO E PRECISA DE TRATAMENTO PARA DEIXAR, ELA É IDOSA, CARDIOPATA E TEM LÚPUS, ESTIVE NO CAPS 2 NO DIA 27 DE DEZEMBRO DE 2018, DEIXEI MEU CONTATO, A PSICÓLOGA FALOU QUE ESTAVA ENCERRANDO UM GRUPO QUE IRIA INICIAR UM NOVO GRUPPO QUE ENTRARIA EM CONTATO O QUANTO ANTES PORQUE ELA ERA IDOSA E TINHA PRIORIDADE.
    ATÉ HOJE AGUARDO O CONTATO DESSA SENHORA.
    UM VERDADEIRO DESCASO.
    IMAGINE QUANDO O NOSSO NAIR ESTIVER NAS MÃOS DESSE POVO!

  13. Anônimo says:

    Falta emprego nada que os bares e as festas estão sempre lotados, bico de Pedro só dá os Milionários no fim de semana, e um monte de novinha postando foto nas lanchas de quem já estão com a vida ganha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!