13 de junho de 2024

Segurança em barragens reúne Eletrobras Chesf e lideranças em Paulo Afonso (BA)

Por

Redação, sitepa4

 

​Hoje, em Paulo Afonso (BA), foram realizadas duas reuniões com lideranças da sociedade civil, trade turístico e imprensa.

Ao longo deste mês de novembro, acontecerão encontros semelhantes com os públicos das 11 usinas hidrelétricas da Empresa, promovendo participação pública para conhecimento das ações do Plano de Ação de Emergência (PAE) de barragens, que está em processo de implantação nessas localidades.

“O objetivo é apresentar as ações desenvolvidas pela Empresa em parceria com as prefeituras e defesas civis e disseminar uma cultura prevencionista e de segurança em torno das barragens da Companhia”, afirmou Patrícia Neves, coordenadora de Implantação do PAE na Eletrobras Chesf.

No dia 6, após as reuniões com o público de Paulo Afonso, no Memorial Chesf, serão realizadas reuniões na Usina de Luiz Gonzaga (PE), e no dia 7, será a vez de Xingó (AL), no Centro de Visitantes da Usina e, terminando a semana, na quinta-feira (9), a Empresa realiza reunião na Usina Boa Esperança, em Guadalupe (PI). Em todos os encontros, o público será convidado a conhecer as estruturas das barragens e os instrumentos de inspeção.

Os encontros aproximam mais a sociedade civil dos objetivos empresariais e previstos em legislação de segurança de barragens, em prol de todos.

O Plano atende à Lei 12.334/2010 de Segurança de Barragens, que trata da segurança física dessas instalações de acumulação de água, rejeitos ou resíduos industriais. Em se tratando das barragens da Eletrobras Chesf, o PAE reúne uma série de ações para proteger as populações, as propriedades e o meio ambiente, situados à jusante (depois) das barragens, assim como se precaver contra danos materiais e prejuízos financeiros. Define, ainda, os procedimentos a serem adotados pela empresa em situações de emergência, caracterizadas quando existe risco de ruptura iminente que ameace as estruturas da barragem ou até mesmo quando já ocorreu a ruptura.

As instalações de hidrelétrica são extremamente seguras e monitoradas, sendo necessária a cultura da prevenção. Além das ações internas da Eletrobras Chesf, o PAE define, também, os agentes externos a serem notificados e fornece informações relevantes às autoridades de proteção e defesa civil, para auxiliá-las na elaboração dos respectivos planos de contingência municipais e gestão da emergência externa.

Plancon

Os Planos de Contingência (Plancon) dos municípios são documentos de planejamento das ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação às emergências que visam minimizar os efeitos de uma situação de emergência com barragens. Este plano estabelece, ainda, as iniciativas de proteção e defesa civil, e é elaborado a partir de uma determinada hipótese de ocorrência e organiza as ações de preparação e resposta.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!