21 de abril de 2024

“Segurança da estrutura pode estar sendo comprometida”, alerta engenheiro ao ver fotos com fissuras na Ponte Metálica

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Imagens da estrutura da ponte metálica viralizaram nas redes sociais. Foto: Reprodução/WhatsApp



 

 

Nos últimos dias algumas imagens das estruturas metálica e de concreto da Ponte Dom Pedro II, mais conhecida como Ponte Metálica, localizada sobre o Rio São Francisco nas divisas da Bahia (Paulo Afonso) com Alagoas (Delmiro Gouveia), ganharam as redes sociais deixando preocupada a população ribeirnha.

 

É que as fotos apresentam algumas fissuras na concretagem que sustenta a estrutura metálica da ponte. Devido à grande repercussão, o portal PA4.COM.BR enviou as imagens para o especialista Francisco de Souza, que é engenheiro químico e civil, mestre e doutor em engenharia de produção.

 

Francisco mora hoje na Paraíba e trabalhou na Chesf durante o período de 1972 e 1994. No CREA/BA e AL encontra-se registrado um elenco de atividades desenvolvidas por ele nas áreas de tecnologia do concreto e execução direta de obras civis. Além disso, participou como engenheiro na construção das duas usinas hidrelétricas da Chesf.

 

Veja abaixo, o parecer do engenheiro baseado no que viu através das fotos:

 

“As fissuras do concreto mostradas nas fotos da ponte Dom Pedro II (Ponte Metálica) que me foram enviadas levam a crê que a segurança da estrutura pode estar sendo comprometida. Tanto em relação à ferragem existente no interior do concreto, que pode está sendo enfraquecida pela ação das intempéries que penetram pelas fissuras, como em relação ao próprio concreto que pode está sofrendo um processo de deformação, provocada por uma reação química, deletéria, existente entre os álcalis do cimento e o quartzo que faz parte do granito usado como agregado.”

 

Imagens da estrutura da ponte metálica viralizaram nas redes sociais. Foto: Reprodução/WhatsApp
Imagens da estrutura da ponte metálica viralizaram nas redes sociais. Foto: Reprodução/WhatsApp

 




 

O engenheiro finalizou sua análise dizendo que o órgão responsável pela manutenção da ponte deve ser acionado para estudar o caso:

 

“Diante dessa situação, o órgão público, responsável pela manutenção da ponte Pedro II deve ser acionado para estudar o caso e resolver o problema. Nas páginas 26 a 29 do meu livro Memórias de um pioneiro, eu faço registros de um trabalho que participei em Paulo Afonso, sobre deformação do concreto de uma usina hidrelétrica sob o efeito da reação alcalis agregado.”

 

Com uma altura de 84 metros, a ponte foi construída em 1958 pelo então presidente Juscelino Kubitschek.  Desde setembro de 2017, ela passa por restauração e reforço estrutural, mas, devido algumas paralisações, a conclusão das obras prevista para janeiro desse ano, teve que ser adiada.

 

PA4 tentou ouvir empresa responsável pelas obras

 

Semana passada, a equipe do site PA4 esteve acompanhando o andamento das obras. No local, registramos trabalhadores fazendo a reposição de algumas placas de concreto na passarela. Também tivemos acesso ao representante da empresa responsável pela reforma, porém, ele informou que não podia falar nada sobre as imagens com as fissuras compartilhadas nas redes sociais, nem tampouso sobre as obras.

 

Veja o registro, com imagens de Carlos Alexandre (PA4.COM.BR):

 

Com uma altura de 84 metros, esta ponte francesa foi construída em 1958. Fot: Divulgação.
Imagens da estrutura da ponte metálica viralizaram nas redes sociais. Foto: Reprodução/WhatsApp
Imagens da estrutura da ponte metálica viralizaram nas redes sociais. Foto: Reprodução/WhatsApp
Imagens da estrutura da ponte metálica viralizaram nas redes sociais. Foto: Reprodução/WhatsApp
Imagens da estrutura da ponte metálica viralizaram nas redes sociais. Foto: Reprodução/WhatsApp
Imagens da estrutura da ponte metálica viralizaram nas redes sociais. Foto: Reprodução/WhatsApp
Desde 2017 a ponte passa por restauração e reforço estrutural. (Foto: Carlos Alexandre – PA4.COM.BR)






 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 24

  1. francisco says:

    faz dois anos que estao nessa manutencao. e ainda existem delatacoes no asfalto da ponte tanto nas cabeceiras como no meio da ponte.

  2. Marc says:

    Já ouvir de uma pessoa que segundo frei Damião que nos fins dos tempos tanto a ponte como a barragem iria desmoronar, mas só não mencionou qual ponte seria

    • MEmis says:

      Já ouvi de umas pessoas que o coelinho da pascoa e papai noel disseram que as baronesas tomariam de conta do rio. Só não disse qual rio.

    • adoniram barboza de carvalho bolsonaro da silva says:

      e estamos nos fins do tempo é? qual tempo, o seu? e frei damião falou isso foi? quando?

  3. O Físico says:

    Estática dos corpos rígidos e resistência dos materiais … dilatação térmica Delta L = L x Alfa x DeltaT… para se fazer uma reforma completa nessa ponte quem vim de Alagoas, PERNAMBUCO e tals, terá duas opções…. ou vai por Petrolândia em direção a nova glória ou vai por Delmiro passando por xingo/Canindé até chegar em paulo Afonso. O concreto leva cerca de 21 dias para atingir sua RIGIDEZ TOTAL. E recomendável 30 dias para total segurança. Para se fazer uma reforma geral nessa ponte acredito que ela ficará interditada por uns 50 dias. Em sua estrutura metalica sera necessaria uma vistoria completa com aplicacao de anti corrosivo..

  4. O Físico says:

    A não ser que a chesf libere o acesso pela usina apolonio sales…

  5. ZECA BALEIRO. says:

    Fim dos tempos

  6. Andinho das gatas ... says:

    A chesf só vai liberar quando a ponte cai logo logo ….valor da obra ..quase 5 milhões em que ??
    Exclusivo ponte com Pedro 2 cai …..enquanto a ponte não cair ninguém faz nada …

  7. APENAS LEIO A BÍBLIA says:

    FREI DAMIÃO SABE DE NADA RAPAZ. VAI ORAR E PEDIR PERDÃO DOS TEUS PECADOS A DEUS QUE TUDO PODE. ELE E PADRE CICÉRO, JÁ QUE TEM TANTO PODER, DEVERIAM ENGUANTO VIVOS ESTIVESSEM, FAZER CHOVER BASTANTE NO NORDESTE, QUE É ONDE MORAM OS ADORADORES DELES DOIS. O MESMO POVO QUE SE ENGANA COM PÓLITICO, É O MESMO POVO QUE SE ENGANA COM FALSOS PROFETAS.

  8. Leitor says:

    Mais de 4 milhões pra jogar um reboco??! Esse país não tem jeito! Né Sr.Prefeito?

  9. Santos says:

    Fica claro e evidente que essa ponte vai desmoronar ….Como tudo no Brasil só se concerta depois de uma tragédia.

  10. Eri says:

    Quanto mais rápido agir menores serão os danos . A Ponte marco histórico de beleza !!!

  11. // says:

    BORA POLÍTICOS DE HOJE SE ESPELHAR NOS POLÍTICOS DOS ANOS 50 JUSCELINO KUBITSCHEK .LINDA PONTE! E VOCÊS FAZENDO CORPO MOLE PRA FAZER REPAROS.

  12. Alvaro says:

    Vão cobrar do Bolsonaro agora

  13. Manoel Rozendo Filho says:

    Parabéns ao Site Ozildo Alves ,por levantar o assunto e ao Relato feito pelo Engenheiro Dr. Franciso
    Parabéns ao Dr.Francisco que demonstrou conhecimento sobre a fissuras registradas pelo Site Ozildo Alves ,tecendo comentários seguros ,muito importante o registro do site preocupados com o que foi identificado.Os responsáveis tem que agir rápido para tranquilizar a sociedade e os Estados Vizinhos .O Dr, Francisco por conhecer profundamente de concretagem, ficou batizado de CHICO DO CONCRETO. Olha há anos atrás vi nas mãos de um aposentado da Chesf umas imagens da Ponte que dar Acesso a Ilha de Paulo Afonso, construída pela Chesf e o ex Servidor Ivan Nóbrega trabalhou do início ao fim na construção da única ponte entrada e saída .O Ivan alerta as autoridades que nunca viu uma manutenção preventiva nem corretiva na Ponte ,fica preocupado.Então tá na hora das autoridades partir para as revisões.

  14. MARCIO says:

    Denuncie na TV BAHIA

  15. Justiceiro PA says:

    Pense num serviço bem feito, não me refiro aos profissionais, e sim, pelas condições para execução dadas pelo órgão.

  16. francisco says:

    compete aos deputados eleitos pelos paulafonsinos se pronunciarem e procurarem solucao para o problema vejo isso como obrigacao dos parlamentares.

  17. Rfd says:

    Pessoal, trabalhei nessa obra a restauração está sendo feita de acordo com o cronograma as etapas são assim mesmo vai ser feito por último a junta de dilatação da pista que vai ter que ser interditada e por último o bloco da colunas de sustentação acredito que vai dar ser e torço que termine bem porque tem pessoas boas ali trabalhando

  18. Alagoana says:

    Pra quem precisa se deslocar todas as semanas para ir à Faculdade, ou até mesmo todos os dias como meus amigos, e precisamos passar por essa ponte nesse estado caótico, é desesperador! Chega a deixar-nos neuróticos. Só queria saber o que as autoridades estão aguardando… Será que esperam o desmoronamento pra depois agir? Que Deus nos guarde!!!

    • Engenheiro civil says:

      Alagoana, vejo que vc é uma pessoa desequilibrada e neurótica. Guarde seus temores infundados pra conversas na hora dos intervalos com seus coleguinhas. Fico pensando que tipo de profissional vc vai ser… A ponte é, e sempre será segura. Como qualquer obra de arte, sua estrutura precisa de manutenção , o que está sendo feito com criterio e competência.

  19. Alagoana says:

    Parabéns ao site por ir a fundo no assunto e nos trazer informações. Precisamos mesmo, nos manter a par dessa situação.

  20. Efhja says:

    Tava indo bem , tinha tudo pra terminar bem , quando começou tinha pessoas qualificadas tecnicamente, mais como a empresa que recupera passa por momentos complicados , essa equipe teve que voltar pro espirito santo , então a obra caiu no colo de uma pessoa que não entendi nada de uma obra desse porte , mais acreditava que poderia ter sucesso pq ficou uma única mão de obra que podia dar conta o Roberto, mais como diz o ditado uma andorinha só não faz verão, a equipe foi mais deixou um norte , pena que não concluiram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!