23 de maio de 2024

Ribeira do Pombal: reunião entre o professor Sydney Leão, deputado Ricardo Maia e vereador Zé Valdo delineia novos caminhos para o pleito da UFNB

Por

Redação, sitepa4 (via Ascom)

No último domingo (16/07/2023), o Prof. Sydney Leão (Coordenador CMED-PAV UNIVASF) esteve reunido, na zona rural da cidade de Ribeira do Pombal com o ex-prefeito daquela cidade e atual Deputado Federal baiano Ricardo Maia e com o Vereador pombalino Zé Valdo. Nessa reunião, extremamente propositiva, e que foi intermediada pelo Prof. Francisco Gabriel Rego (vinculado ao Colegiado de Artes da Univasf, na cidade de Juazeiro) foram discutidas três questões, segundo relato do Prof. Sydney, conforme segue abaixo:

1- Situação do HNAS: O Prof. Sydney Leão relatou que demandou o apoio do Dep. Ricardo em relação a situação do HNAS, sendo passados para ele e para o Ver. Zé Valdo, os principais documentos vinculados a questão; sendo ainda sugerido que o Dep. Ricardo Maia possa fazer, após o recesso de meio do ano, pronunciamento da Tribuna do Congresso Nacional sobre a urgente necessidade de transformação do Hospital Nair Alves de Souza em Hospital Universitário de Paulo Afonso, o que chamará a atenção da imprensa baiana e nacional em geral sobre a atual situação.  O Prof. Sydney ainda relembrou que essa atuação do Dep. Ricardo Maia, vem se somar as numerosas atuações que vem sendo efetuadas por outros deputados federais baianos ( como por exemplo, os Deps. Federais Mario Negromonte Júnior, João Batista Bacelar, Otto Filho, Adolfo Vianna, Lídice da Mata, Daniel Almeida, dentre outros) em relação a questão referente ao HNAS.

2- Situação da UFNB: O Dep. Ricardo Maia e o Ver Zé Valdo efetuaram o histórico de quase 10 alunos de luta pela futura Universidade Federal do Norte da Bahia (UFNB) e trouxeram a possibilidade de instalação de um Campus Sede da futura UFNB na cidade de Tucano (vizinha a Ribeira do Pombal), na antiga sede de uma Faculdade naquela cidade. O Prof. Sydney Leão sugeriu a eles ´´ a possibilidade de a Univasf, a partir de possível futura decisão da reitoria (e do Conuni) poder amadrinhar, em conjunto com a UFRB, esse projeto de nova Universidade, a qual, quando estiver instalada, trará grande progresso aos nossos vizinhos das regiões de Pombal, região do Sisal, Alagoinhas e Vale do Jacuípe“. Provavelmente, segundo informações do Prof. Sydney Leão, haverá nova reunião, no dia 24/07, em Paulo Afonso ou Petrolina, para que o Dep. Federal Ricardo Maia e o Ver Zé Valdo possam levar essa proposição de apoio e matriciamento para análise inicial por parte do Mag. Reitor da Univasf Prof Télio Nobre Leite; o Prof. Sydney ainda ressaltou que estará também atrelado, a partir de agora a essa luta vinculada ao estabelecimento da UFNB.

3- Solicitação de Emendas para o Campus Paulo Afonso da Univasf: Segundo o Prof. Sydney Leão, houve ainda nessa reunião, a solicitação, por parte da Coordenação CMED-PAV de duas emendas parlamentares ao Dep. Ricardo, a saber: a) Aquisição e instalação das poltronas no Auditório principal do Campus Paulo Afonso, com montante aproximado de 130.000 R$; b) Compra de 650m2 de concreto intertravado para o mesmo ser instalado no passeio do Campus da Univasf- com valor girando em torno de 52.000 R$. O Dep. Ricardo Maia se mostrou interessado em propor ambas as emendas, conforme informado pelo Prof. Sydney- havendo duas possibilidades para essa proposição- a primeira delas, ainda esse ano, através da modalidade RP2 vinculada ao MEC; e a segunda modalidade seria a inserção dessas emendas para o orçamento geral da União de 2024.

O Prof. Sydney reafirma, que nessa reta final de mandato como coordenador CMED-PAV (mandato será encerrado no final de outubro de 2023), ´´ele e o vice-coordenador Prof. Arnaldo Patrício manterão e amplificarão o ritmo de lutas e conquistas coletivas para o CMED-PAV UNIVASF, as quais, em alguns momentos, se estendem para a cidade de Paulo Afonso e toda a região; dando apoio ainda aos relevantes pleitos trazidos pela sociedade civil externa a Univasf, como a relevante e mui importante questão vinculada ao estabelecimento da UFNB“.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!