21 de maio de 2024

Radialista Tony César recebe título de cidadão pauloafonsino na Câmara Municipal

Por

Washington Luís e Márcio 'Taffarel'

Tony César, Evinha e Zé de Abel. Foto: Washington Luís

 

Em Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Paulo Afonso entregou o Título de Cidadão Pauloafonsino ao radialista Tony César. O agraciado faz parte da chamada ‘velha guarda’ da comunicação da cidade do Norte da Bahia.

O Decreto Legislativo n° 101/2022 foi proposto pela vereadora Evinha Oliveira (SD) e aprovado por unanimidade dos 15 parlamentares que compõem o Poder Legislativo Municipal.

Por coincidência, a solenidade de entrega do Título aconteceu no dia 21 de setembro, data em que se comemora o Dia do Radialista.

Em seu breve discurso, Evinha estendeu a homenagem todos os radialistas da cidade e descreveu resumidamente a trajetória profissional de Tony César, desde sua chegada em Paulo Afonso:

“É com imenso orgulho que, juntamente com meus colegas de Parlamento, presto esta merecida homenagem a um grande profissional da comunicação. São 36 anos de um trabalho que dignifica a todos que exercem essa profissão de fundamental importância para a sociedade. Agradeço a todos que entenderam a importância desse momento e parabenizo os radialistas pauloafonsinos pelo seu dia”, pontuou.

Sobre o homenageado

Cesário Antônio da Silva, natural de Maceió – AL, usa o nome artístico Tony César desde o início de sua carreira. Aos cinco anos de idade sua família mudou-se para a cidade pernambucana de Bom Conselho. Foi lá que descobriu seus dotes para a comunicação, divulgando lojas do comércio local em carros de som.

Poucos meses depois passou a trabalhar na Rádio Difusora de Garanhuns, narrando jogos preliminares de futebol.

Tony chegou em Paulo Afonso em 1987, a convite do colega Saul Camboim, e logo foi contratado pela extinta Rádio Cultura AM, onde permaneceu por três anos. Na emissora de propriedade do saudoso Antônio José Diniz, apresentava programas regionais, narrava futebol, fazia reportagens de beira de gramado e as famosas matérias policiais que o popularizaram com o jargão: “Se você não quer virar notícia não deixe que o fato aconteça”.

Mas foi na Rádio Bahia Nordeste que o homenageado viveu o ápice de sua carreira. Na RBN, ele atuou durante 23 anos e se tornou um dos radialistas mais populares da região, especialmente na zona rural. O bordão ‘cabra preparado’ ainda hoje é repetido pelos eternos amantes do rádio.

Tony César também trabalhou na Delmiro FM e atualmente integra a equipe de jornalismo da Angiquinho FM, emissora alagoana, situada no distrito Barragem Leste, Delmiro Gouveia – AL.

Emocionado, no final da solenidade, Tony agradeceu a Evinha e aos demais vereadores, pela homenagem.

“Me sinto grato por essa homenagem da Câmara, e divido esse momento especial com meus colegas que me acolheram em Paulo Afonso e me apoiaram, razões pelas quais optei por ficar nessa cidade onde formei minha família e construí grandes amigos”, Falou.

Prestigiaram a sessão, além de Evinha Oliveira (Solidariedade), autora da proposta, os vereadores Zé de Abel (PSC – presidente da Câmara); Jean Roubert (PSD); Marconi Daniel (PV); Irmã Leda (PDT); Jailson Oliveira (União) e Marcos Antônio (vereador de Glória). Radialistas e representantes de diversos segmentos também estiveram presentes.

Tony César, Evinha, filho e neto. Foto: Washington Luís

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!