14 de abril de 2024

Projeto de recuperação de lagos e áreas verdes prevê investimento de R$ 1 milhão em Paulo Afonso

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR, com informações da ASCOM/PMPA




 

 

Aconteceu nesta quinta-feira (17), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), uma audiência pública para apresentação do Termo de Referência Paulo Afonso em Verdes Lagos. Durante o evento, promovido pela Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco CBHSF – CCR do Baixo São Francisco, foi firmado o compromisso de investimentos da ordem de R$ 1 milhão para obras de recuperação do meio ambiente em diversas áreas de Paulo Afonso.

 

O projeto prevê, inicialmente, a revitalização do Lago Siriema, localizado na comunidade Senhor do Bonfim, próximo ao bairro Centenário, e a reestruturação do viveiro de plantas, situado nas imediações da Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso (ARPA).

 

O secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Sales Júnior, descreveu a aprovação do projeto como uma conquista de sua equipe. Para ele, a limpeza e reurbanização dos lagos, assim como o plantio de novas mudas de plantas significam mais qualidade de vida para os moradores das áreas beneficiadas.

 

“Foi uma reunião bastante produtiva, porque nós tivemos a concretização de um projeto apresentado pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. A meta é restaurar e reflorestar os lagos, começando pelo Siriema, urbanizando e criando áreas de lazer que vão beneficiar, principalmente, as pessoas que moram no local. Além disso, a quantidade de mudas atualmente existentes no nosso viveiro, será duplicada”, falou o secretário.

 




 

A ambientalista Rosa Cecília, membro do CBHSF explica a origem dos recursos a serem aplicados no projeto. Ela enfatiza que investir na recuperação de mananciais e no reflorestamento é devolver à natureza o que foi danificado pela ação humana.

 

“Todas as verbas destinada a projetos de recuperação ambiental são oriundas da taxa de cobrança da água. Usar esses recursos para criar espaços de lazer e ampliar viveiros de mudas é melhorar a qualidade de vida da população, devolvendo à natureza o que foi retirado pelo homem.

 

De acordo com a representante da DHF Consultoria, Taís Tonin, a partir do consenso entre os órgãos envolvidos, determinando a área a ser beneficiada inicialmente, será feito um plano de acordo e cooperação com a Embasa para avaliar as condições dos moradores da área. Logo após, será lançado pela agência Peixe Vivo um processo licitatório para contratação da empresa executora da obra.

 

Ainda estiveram presentes ao encontro, os secretários de Administração, Hermes Benzota de Carvalho Júnior e de Infraestrutura, Francisco Alves; o subsecretário de Agricultura e Aquicultura, Alvânio Santana, além de representantes da DHF Consultoria, Agência Peixe Vivo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 19

  1. P.a says:

    Falta a limpeza do lago das duas águas entre o Jardim Bahia e a vila moxotó, a anos estar sujo, destruição total desse margem do rio São Francisco.

    • Paulo says:

      Eles não tem intersse , veja quem tem uma casa na frente do boi e a cobra .
      Advinha quem ?
      Vc acha que vao ter interesse de limpar onde eles nao tem investimentos?

  2. nativo OBSERVADOR says:

    So tem o pessoal da prefeitura e o povo não foi convidado?…. ESSE GOVERNO DE LUIZ DE DEUS NÃO RESPEITA NEM A POPULAÇÃO. CADE O POVO PARA OPINAR?????? EM 2020 IREMOS TIRAR DE VEZ ESSA TURMA QUE GANHA SALARIOS ALTISSIMOS E NÃO FAZEM ABSOLUTAMENTE N.A.D.A.

  3. Carcará says:

    Resta saber quanto desse dinheiro vai ser usado para está área e quanto vai si perde pelo caminho pra bancar a política de vereadores e do prefeito
    O exemplo e essa borra de asfalto que é comprado pelo prefeito a firma GL e pagando por material de primeira qualidade pra tapa os buracos da cidade

  4. Sandes says:

    Dos 80 milhões, só 1 para os lagos?

  5. Baba ovo says:

    vão limpa o boi e a cobra de novo kkkkkk ai vao posta de novo kkkk

  6. Silvano Wanderley ferreira says:

    Lembrando a todos que o projeto foi de autoria do ex secretário clodoaldo e da engenheira Elaine. Esse pessoal da secretaria de meio ambiente nada sabem fazer. Tem dois aí que são incompetentes e oportunistas.

  7. Vanderlan says:

    Ninguém gosta da mulher do vereador…
    Apenas Lando kkkkkk

    • Ideologia says:

      Essa seria uma que não competência nenhuma pra assumir nada. Só se aparecer.

  8. Só observo 🍞🎪 says:

    Certo. E os lagos que circundam o bairro fazenda Chesf, por trás do baba dos velhinhos???
    Se não limpar lá o lago do touro e a sucuri vai continuar enchendo de mato denovo!

    Cambada de desinteligentes😒

  9. Paulo says:

    Eles não tem intersse , veja quem tem uma casa na frente do boi e a cobra .
    Advinha quem ?
    Vc acha que vao ter interesse de limpar onde eles nao tem investimentos?

  10. Ideologia says:

    Para que todos saibam, esse projeto foi de autoria do ex secretário Clodoaldo Ferino e a técnica em meio ambiente que hj formada em engenheira ambiental que ao meu ver merece ser reconhecida pelas suas atribuições na Secretária do meio Ambiente. Agora esse casal aí da secretaria nada fizeram .

  11. Justiceiro says:

    A verdade nua e crua!
    A mulher do vereador tem a mania de copiar as idéias das pessoas e depois fica arrotando que tudo de bom que acontece na secretaria do meio ambiente é ideia dela. Senhora acorde pra vida você só está trabalhando na prefeitura por que é mulher de vereador, deixe de ser promover as custas dos outros.

  12. Indignada says:

    Essa mulher do vereador quer se promover pra puder eleger o marido e mamar na prefeitura mais 4 anos.

  13. Popular says:

    Interessante só foi os 80 milhoes sair que a mulher do vereador conhecida como mão de visgo, já querer inventar coito pra arrombar com a prefeitura. Estou de olho de na senhora .

  14. Zacarias says:

    Acorda prefeito.
    É nepotismo dos brabos a mulher do vereador está trabalhando na secretaria meio ambiente. Fora vai trabalhar com seu marido e der vaga a quem sabe trabalhar certo e tem competência.

  15. Popular says:

    Com certeza é nepotismo, a mulher do vereador está trabalhando na prefeitura e com certeza o vereador tramou pra deixar Anilton inelegível.

  16. Olho vivo says:

    Ingratidão
    O vereador Leco só conseguiu se eleger por q Anilton deu a secretária de saúde para o irmão e deu a ele emprego no bolsa família, e mesmo assim o vereador tentou pejudicar Doutor Anilton na votação que foi defeita na justiça.

  17. Cidadão de bem says:

    Infelizmente a gestão do atual governo não se dar nem conta que o nepotismo começa justamente pelos vereadores, eleição chegando e vamos mostrar nas urnas essa mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!