23 de maio de 2024

Professores da rede estadual da BA, inclusive Paulo Afonso e região, rejeitam proposta do Governo e aprovam paralisação; não haverá aula nesta segunda e terça-feira

Por

Redação, sitepa4

Professores da rede estadual de ensino da Bahia, em todas as regiões, rejeitaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo do Estado, optando por uma paralisação nos dias 29 e 30 de abril. A decisão foi tomada após uma assembleia da categoria, liderada pela presidente regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), a professora Esmeralda Patriota.

A proposta do governo, que oferecia um reajuste de 5,69% com pagamento fracionado, foi considerada inviável pelos professores. Esmeralda Patriota explicou em entrevista à rádio Angiquinho que a categoria não pode aceitar uma proposta que não garante o piso do magistério e que não aborda a questão da desvalorização salarial que os professores vêm enfrentando.

“A categoria teve uma perda salarial de 28%, e não podemos aceitar que essa perda se agrave ainda mais. Não podemos perder tanto. O governo propõe um reajuste de apenas 2% a cada mês, quando enfrentamos um déficit salarial tão significativo”, afirmou Esmeralda.

Em resposta, a Secretaria de Educação do Estado (SEC) declarou que mantém um diálogo aberto e respeitoso com a APLB Sindicato e reitera o respeito ao direito à livre manifestação dos professores. A SEC também destacou que está aberta ao processo de escuta e diálogo com a categoria, buscando uma solução para a situação.

Não haverá aula nesta segunda e terça-feira

Com a paralisação confirmada, não haverá aula na rede estadual nos dias 29 e 30 de abril, com manifestações planejadas nos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) em diversas regiões do estado.

Assembleia realizada em Salvador na quinta-feira (25).

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!