22 de dezembro de 2025

“Pra quem é rico”: Advogado reage à declaração do Gerente da Embasa em Paulo Afonso

Por

DA REDAÇÃO (PA4.COM.BR) COM INFORMAÇÕES DE BOB CHARLES

Advogado Luiz Neto e o radialista Bob Charles, no estúdio da rádio comunitária Betel FM (Reprodução Facebook)

A discussão em torno da legalidade da taxa de esgoto em paulo Afonso, parece estar longe do fim. A declaração do gerente da embasa Luiz Humberto Barreto Faria – ‘Luizinho da Embasa’ , ao portal PA4.COM.BR, de que a taxa de esgotamento sanitário fixada em 80% sobre o valor bruto da água cobrada em Paulo Afonso é uma das mais baixas do Brasil (VEJA AQUI), contraria o entendimento da população penalizada e ganhou o reforço do advogado José Luiz de Oliveira Neto, durante entrevista ao programa Diário da Manhã da rádio Betel FM 104,9, nesta quinta-feira (9).

 

Segundo Neto, “para o rico isso é uma ninharia”, mas para a grande maioria, a classe média, a classe pobre, o assalariado é muito dinheiro, enfatizou o advogado. “Eu diria a você que isso é um assalto”.

 

Luiz Neto elogiou a inciativa do ex-vereador José Ângelo de Carvalho, ressaltando que apesar de o movimento ter tido um publico relativamente pequeno, nas redes sociais a proposta ganhou musculatura e deve ter seu desdobramento na Câmara de Vereadores.

 

No próximo dia 20, com a finalidade de debater a qualidade dos serviços prestados pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A), o advogado Luiz Neto em atenção ao convite da vereadora Irmã Leda Chaves (PDT), irá ao plenário da Câmara Municipal para esclarecer questões a respeito da EMBASA, a exemplo da cobrança da taxa de esgotos.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 20

  1. CESAR says:

    Boa iniciativa da Vereadora Irmã Leda Chaves, estamos mesmo precisando de informações sobre esse absurdo dessa taxa e ainda tem muitos lugares que nada foram feito e acho que demorará a fazer. QUEREMOS PAGA SIM MAS PELO UM SERVIÇO DE QUALIDADE E AINDA UMA TAXA ADEQUADA A NOSSA REALIDADE.

    • Itan says:

      Faz o L e tira o selfie…

      • Ferdinando says:

        Aqui Na Rua Do Retorno,106. Bairro Perpétuo Socorro,A Embasa Veio Consertar Um Esgoto Que Estava Entupido, Abriu Buraco , Fez a Caixa de Esgoto, Mal Feita. E Faz Mais de 45 Dias que Eles Não Veio Colocar a Tampa da Caixa . Ficou Aberto Até hoje.

  2. sivaldo says:

    esse gerente deveria ter vergonha na cara de dizer que é a taxa mais barata do brasil

  3. DONALD TRUMP says:

    Ai está o X do problema, segundo já se sabe nobre advogado tem ideias a respeito da inconstitucionalidade da cobrança da taxa de esgotamento sanitário.
    Iniciativas com a dessa vereadora é louvável.
    Se eu estivesse morando em PA meu voto seria para esta senhora mais mesmo assim pedi a alguns amigos e familiares não sei se fui atendido.

  4. Cicinho-btn says:

    PARABÉNS AO EX-VEREADOR ÂNGELO CARVALHO PELA INICIATIVA. QUE OS DEMAIS LEGISLADORES TOMEM COMO EXEMPLO E OLHEM PARA AS NECESSIDADES DOS CIDADÃOS. DEIXANDO UM POUCO A COMODIDADE DE SUA CONFORTÁVEL POLTRONA.

  5. JAILSON says:

    A cobrança da chamada taxa de esgoto serviço de saneamento básico (coleta e tratamento de esgotos) fornecido pela Embasa é considerada ilegal e inconstitucional pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
    A afirmação foi confirmada pelo juiz Ricardo d’Ávila, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador. Por ter que pagar compulsoriamente pela prestação do serviço público e por ser um monopólio, a cobrança se torna um tributo (taxa ou imposto), tendo que ser instituído por lei, conforme prevê a Constituição Federal e o Código Tributário Nacional, explicou.
    Mas no Estado da Bahia, a contraprestação do serviço público fornecido pela Embasa foi instituída por meio do Decreto 7.765/00 e, dessa forma, explicou o juiz, não poderia ter o caráter da coercitividade, ou seja, o usuário não poderia ser coagido a pagar, sob pena de sofrer multas e outras penalidades, como o nome sujo.
    A realidade é que o consumidor é obrigado a pagar para ter acesso a água tratada e à rede de saneamento básico fornecido pela estatal, que detém o monopólio do serviço, a partir do momento em que a rede é disponibilizada ao estabelecimento, independentemente do seu uso efetivo.
    Mesmo que o usuário já tivesse um sistema alternativo, como o uso de fossas sépticas, a Embasa cobra pelo serviço através de uma tarifa mensal que incide sobre o valor da conta de água do imóvel, de 45% ou 80% do consumo. O entendimento do STJ e do STF é de que a cobrança compulsória tem natureza tributária.
    Apesar de ter as características de um tributo, sendo um pagamento obrigatório independentemente da prestação efetiva do serviço, bastando que seja potencial, a cobrança foi instituída na forma de tarifa por meio de decreto, quando deveria ser uma taxa criada por uma lei, afirmou o advogado Rodrigo Zúniga, que entrou com diversas ações de consumidores e empresas contra a cobrança da taxa de esgoto.
    OBRIGATORIEDADE Na Bahia, de acordo com Zúniga, a Lei nº 7.307/98 dispõe apenas sobre a ligação de efluentes à rede pública de saneamento básico. A lei existente estabeleceu a obrigatoriedade das ligações de esgoto sanitário em áreas dotadas do correspondente sistema de esgotamento sanitário e fez uma breve menção sobre a remuneração pelo serviço. A forma de cobrança por meio de tarifa foi instituída pelo Decreto Estadual nº 7.765/00, explica. – See more at: https://www.pa4.com.br/noticias/gerente-da-embasa-de-paulo-afonso-diz-que-tarifa-de-80-de-esgoto-e-uma-das-mais-baixas-brasil#sthash.ziLbtRut.dpuf

  6. Realista says:

    Mãos ao alto , isso é um assalto!!!
    Meu nome é EMBASA, e a Bahia esta precisando de seu dinheiro!

  7. Visitante says:

    Vai piorar quando for Privatizada. Alias uma das moeda de troca do Temer é essa, só vai liberar dinheiro para os estados que privatizarem.

    • Realista says:

      O Governo do PT(Bahia) quer privatizar a Embasa , aí vem uma …. falar que isso é o outro ….. que vocês mesmo colocaram que exige!
      Vamos brincar de ser burro ,mas assim é demais!!!

  8. liocadio says:

    Um empresa que ferente chesf, utilisa nossa agua nao paga o roialde, enquanto wue achesf paga. A mesma presta um serviço de pio qualidade, vamos exigir p que ela pague a taxa por estar usando a agua do nosso rio.
    Porque nunca investiran em Paulo Afonso.

  9. PROFESSORA DE GINÁSTICA says:

    ISSO É CULPA DO EX-PREFEITO PORCARIA … TODO MUNDO SABE Q E ELE Q MANDA LAH DENTRO DA EMBASA … ESCOLHE KEM VAI TRABALHA LA DENTRO E QUEM VAI SER DEMITODO SE VOTAR EM OUTRO CANDIDATO… E CULPA DO ANILTOM PORCARIA

  10. Cristã says:

    Parabéns senhor advogado, pela iniciativa! E a todos os interessados em fazer algo bom para a população!

  11. Hélio says:

    Um absurdo. Concordo a pagar por um serviço de qualidade mas não. Abusivos, sem falar que pagamos por o ar também,que conta no hidrômetro. Pois antes da água. Passa o ar e ai pagamos por o serviço. De qualidade.assalto. é isso que da nome a isso!por isso que infelizmente alguns fazem o popular gato , também. Acho que um serviço de qualidade pois aprende com essa corja de bandidos,acho essa é. Minha expressão.

  12. 02 says:

    Parabéns para quem teve iniciativa de discutir esse tema. Na minha rua uns pagam a taxa outros não. Que justiça é essa? Embasa exploradora ,abusiva,políticos omissos ,cidade mascarada.

  13. dema says:

    agora eu pergunto uma coisa , quem É que esse Luizinho da embasa pensa que é, o cara por ser genro do Luiz prefeito quer ser o dono da verdade, e é boca dura viu ele, hum , valente pense.kkk
    moço faça o seu sem prejudicar ou explorar ninguém, vc num acha que os políticos já fazem isso por de mais não?
    cuidado Luiz da embasa o mudo é de todos não é seu não.

  14. Ryck says:

    quero é que Paulo Afonso se exploda. Num foi assim que quiseram, FAZ UM L TIRA UM SELFIE.
    TOMAAAAA

  15. Vera says:

    Demais vereadores tomem uma atitude em favor dá população e abracem essa causa!!!!

  16. francisco says:

    Antes dessa polemica de pagar taxa de esgoto em Paulo Afonso eu sugiro aos vereadores e quem faz o jornalismo, radicalismo e todo tipo de mídia de comunicação em nossa cidade fazer uma comissão e indagar a EMBASA e fossem ver in loco que tipo de tratamento de esgoto está se fazendo em nossa cidade. Separar o lixo da agua e depois jogar o liquido no rio não e tratamento. Não sou contra pagar essa taxa desde que seja um valor justo e que esse serviço seja de qualidade como manda as normas de meia ambiente. Moro na Vila Nobre e lá o esgoto vai diretamente para o rio, a rede ainda ‘e a mesma construída pela chesf a mais de cinquenta anos, aqui não pagamos essa taxa o que se justifica.

  17. Josué Lima says:

    Gosto das atuação dá vereadora Leda Chaves. Só acho desnecessário e pedante o “Irmã Leda”. Ela já tem seu trabalho reconhecido, não precisa mais apelar para a comunidade evangélica, até porque ser “irmão” nunca garantiu competência nem honestidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!