13 de junho de 2024

Pesquisa Datafolha: governo Lula é avaliado como ótimo ou bom por 35%; outros 33% consideram gestão ruim ou péssima

Por

Luis Felipe Azevedo e Marlen Couto (O Globo)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado como ótimo ou bom por 35% dos brasileiros, enquanto 33% o classificam como ruim ou péssimo. Há empate técnico entre os dois grupos na margem de erro, que é de dois pontos para mais ou menos. Para 30%, o desempenho é regular. Outros 2% não souberam ou não opinaram. É o que aponta a nova pesquisa Datafolha divulgada na tarde desta quinta-feira, a primeira de 2024.

A avaliação positiva do governo oscilou negativamente três pontos percentuais, enquanto a fatia que vê uma gestão ruim/péssima variou positivamente no mesmo patamar. No levantamento anterior, em dezembro, os que classificavam Lula 3 como ótimo ou bom somaram 38%.

Há, portanto, um cenário com tendência negativa para a gestão do petista após um ano e três meses do mandato. No ano passado, não houve variação significativa na percepção sobre a gestão.

Os números foram divulgados pelo jornal “Folha de S. Paulo”, que contratou a pesquisa. O Datafolha ouviu 2.002 eleitores em 147 cidades nos dias 19 e 20 de março.

O levantamento aponta que o petista teve oscilações negativas frente a dezembro em segmentos como os evangélicos e a classe média. No primeiro grupo, passou de 38% para 43% a avaliação ruim/péssima. Entre eleitores com renda de 2 a 5 salários mínimos, o grupo com percepção negativa passou de 35% para 39%. Na faixa seguinte, com renda de acima de 5 e até 10 salários, foi de 38% para 48%.

No eleitorado de menor renda (até dois salários), que representa a maioria da população, 40% consideram o governo ótimo ou bom (eram 42% em dezembro), e 29% veem como ruim ou péssimo (eram 25%).

Movimento semelhante, com tendência negativa, foi observado entre os homens e os eleitores do Sudeste. Entre os eleitores do gênero masculino, passou de 32% para 36% a avaliação ruim ou péssima do governo. Entre moradores do Sudeste, o índice foi de 31% para 37%.

Expectativas com o governo
O Datafolha aponta também que 58% dos eleitores entrevistados consideram que o presidente fez menos do que poderia em seu terceiro mandato. Outros 24% avaliam que o presidente entregou o prometido, e 15% apontam que Lula superou as expectativas.

Além disso, 44% acham que Lula tem mais vitórias do que derrotas, enquanto 42% veem o oposto. Já 6% não veem nenhuma das situações e 3%, um empate.

Questionados sobre o futuro da gestão petista, 46% acreditam que, daqui pra frente, Lula fará um governo ótimo ou bom. Já outros 30% responderam que o petista fará um governo ruim ou péssimo, e 22%, regular.

Pesquisas de outros institutos divulgadas nas últimas semanas apontaram queda na percepção positiva do governo. Os resultados levaram Lula a convocar uma reunião ministerial, feita na segunda-feira. No encontro, o presidente cobrou ajustes na comunicação de iniciativas da gestão.

No levantamento da Quaest, a avaliação negativa passou de 29%, em dezembro, para 34% no fim de fevereiro. Na pesquisa do Ipec, 33% dos brasileiros consideraram a gestão do petista como ótima ou boa, cinco pontos percentuais a menos que o registrado em dezembro, no levantamento anterior. Outros 33% consideraram o governo regular (eram 30%, na última pesquisa) e 32% o avaliaram como ruim ou péssimo (eram 30%).

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!