8 de dezembro de 2023

Pauloafonsino Sérgio Xavier é nomeado pelo Presidente Lula como Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima

Por

Antônio Galdino (Folha Sertaneja)

Sérgio Xaiver é o idealizador o Lab Noronha — Foto: Sérgio Xavier/Acervo pessoal

 

O Diário Oficial da União de hoje, 5 de julho de 2023, publicou Decreto assinado pelo Presidente Lula nomeando o pauloafonsino Sérgio Xavier para o cargo de Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima.

Este Fórum foi criado pelo Decreto Nº9.082, de 26 de junho de 2017 pelo presidente Michel Temer, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade e contribuir para a discussão das ações necessárias para enfrentar a mudança global do clima, conforme o disposto na Política Nacional sobre Mudança do Clima e na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e nos acordos internacionais dela decorrentes, inclusive o Acordo de Paris e as Contribuições Nacionalmente Determinadas do Brasil, e nos termos da legislação em vigor.

Sérgio Xavier, pauloafonsino nascido no Hospital Nair Alves de Souza, filho dos pequenos empresários Salvador Xavier e Adeilda Xavier, pioneiros de Paulo Afonso é irmão de Celso e de Silvinho Xavier.

Todos da família e os amigos estão muitos orgulhosos por essa nomeação e o próprio Sérgio, em áudio fala da importância desse Fórum e dos benefícios que a sua atuação podem trazer para o município de Paulo Afonso, para o rio São Francisco e para o Bioma Caatinga.

“O Fórum é composto por Ministros, Governadores, prefeitos de capitais, setor empresarial, setor acadêmico, organizações não governamentais. É um espaço muito estratégico. Presidido pelo presidente da República. Sérgio Xavier é o coordenador executivo que representa o presidente da República no Fórum, coordenando todas as atividades ligado diretamente ao presidente da República. O Brasil vai sediar a Conferência do Clima em 2025, em Belém. É um evento internacional e nele o Fórum tem um papel estratégico, assim como em grande evento, nos Emirados Árabes que será no final deste ano de 2023. É um espaço extremamente importante e é a primeira vez que é um nordestino que está coordenando este Fórum, porque antes era sempre o pessoal do Rio e São Paulo e agora o Nordeste está ali representado. Vamos trazer muitas ações para Paulo Afonso, muita ação em defesa do São Francisco, em defesa da Caatinga, mobilizando todas as organizações nesse sentido. Então, vai ser muito bacana!” Disse Sérgio Xavier.

Quem é Sérgio Xavier?

O pauloafonsino Sérgio Xavier tem um respeitado currículo que mostra a sua intensa atuação em órgãos do governo federal há muitos anos e suas atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, por onde passou.

Sérgio Xavier é jornalista, ativista socioambiental, desenvolvedor de projetos inovadores de baixo carbono e criador dos pioneiros Labs de Economia Regenerativa do Arquipélago de Fernando de Noronha, da Caatinga e do Rio São Francisco.

Foi Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (2011 a 2017), onde coordenou o primeiro Plano Estadual de Mudanças Climáticas; gerenciou projetos de regeneração de praias da Região Metropolitana de Recife; criou a primeira Área de Proteção Ambiental Marinha do estado; e multiplicou por 15 as áreas de Proteção Integral da Mata Atlântica e da Caatinga.

Entre outras inovações, implantou Módulos Comunitários de Economia Sustentável em 13 municípios do Sertão, criando inédito modelo de geração de emprego e renda associado à proteção da biodiversidade; lançou o Programa Noronha Carbono Neutro e articulou o primeiro sistema de compartilhamento de veículos elétricos do Brasil, com o Porto Digital.

Também atuou no Ministério da Cultura (2003-2006), na gestão de Gilberto Gil, como Chefe de Gabinete do Ministro e Secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura.

Em 2016, foi convidado pelo governo dos Estados Unidos a integrar o International Visitor Leadership Program, com foco em Gestão de Recursos Hídricos.

Integrou Conselhos de Administração de empresas de energia (Copergas) e saneamento (Compesa). Ocupou cargos gerenciais na CHESF, SUDENE e SEBRAE.

Nos últimos 5 anos, no Centro Brasil no Clima – CBC, articulou o movimento Governadores Pelo Clima, que visa acelerar a implementação do Acordo de Paris nos estados; articulou a criação de Fóruns Estaduais de Mudanças Climáticas; coordenou iniciativas em defesa de energias renováveis, regeneração de Biomas e revitalização do Rio São Francisco – Projeto HidroSinergia https://hidrosinergia.org/ ; formulou um inédito modelo de Cooperativas de Crédito de Carbono Integral http://glo.bo/3BMK5NW ; e realizou encontros e atividades internacionais.

Além da experiência em gestão pública e no terceiro setor, também tem longa atuação na política. Participou das fundações e integrou as direções nacionais do Partido Verde (PV) e da Rede Sustentabilidade. Atualmente está afastado de atividades partidárias.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!