25 de julho de 2024

Paulo Afonso tem 15 mil pessoas com deficiência: “Falta inclusão esportiva e respeito à lei de vagas de emprego”, afirma Evinha

Por

Assessoria/Evinha

Paulo Afonso tem 15 mil pessoas com deficiência: “Falta inclusão esportiva e respeito à lei de vagas de emprego”, afirma Evinha. Foto: Equipe Evinha

 

PAULO AFONSO – De acordo com a pesquisa feita pelo gabinete da vereadora Evinha (Solidariedade), o município tem, segundo números atualizados do IBGE [Censo do IBGE/2022], 15 mil pessoas com alguma deficiência. Equivale a 18% da população, considerando os 120 mil habitantes.

Exatamente por esse número tão expressivo há necessidade de serem adotadas várias frentes de ação social no município. É incompreensível como a prefeitura perde oportunidades de firmar parcerias que poderiam melhorar a vida de quem tem alguma deficiência. Evinha citou como exemplo programas do governo federal:

“Parece que são pessoas invisíveis pelo poder público. Paulo Afonso não oferece nenhum projeto de qualidade para incluí-los; segundo nos informou o próprio Ministério dos Esportes, não houve adesão do município a nenhum programa deles voltados para esse público”, relata Evinha.

“Os programas existem, bem como as verbas, mas o município não se deu ao trabalho”, acrescenta a vereadora. Veja quais programas poderiam hoje fazer parte do desporto na cidade:

  • Programa TEAativo – voltado para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA);
  • Rede Apoio ao Paradesporto – busca ampliar o conhecimento e o acesso de pessoas com deficiências – especialmente da região Nordeste- e, por fim:
  • Rede Apoio ao Paradesporto: que procura democratizar o acesso para crianças e adolescentes por meio de parcerias.

A vereadora pediu ainda que o líder da bancada de situação informasse a quantidade exata de pessoas com deficiência nos quadros da prefeitura. “Temos a informação de que são apenas 5 pessoas, então, a ser verdade, a cota de 5% não está sendo cumprida e a prefeitura precisa ser o exemplo seguido pelas demais empresas.”

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!