23 de maio de 2024

Paulo Afonso será a primeira cidade base de discussão para projetos de economia regenerativa e preservação do meio ambiente

Por

Redação, sitepa4 (via assessoria)

O prefeito em exercício, Marcondes Francisco esteve reunido nesta segunda-feira (10), com o pauloafonsino Sérgio Xavier, que na última semana foi nomeado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva como Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima.

O objetivo do encontro foi discutir sobre o projeto inovador que terá Paulo Afonso como a primeira base do Plano de Desenvolvimento Econômico Regenerativo da Caatinga, focado em formular políticas públicas criando soluções, impulsionando e desenvolvendo a economia, resolvendo o problema da mudança climática, criando modelos econômicos que regeneram a natureza, desenvolvem eixos que possam gerar emprego e reduzir as desigualdades.

Durante a reunião, Marcondes Francisco reforçou o seu apoio a construção de ideias que atraiam investimentos e promovam a preservação da Caatinga e do Rio São Francisco, além de parabenizar o pauloafonsino por estar à frente deste fórum e por ter escolhido Paulo Afonso como uma das primeiras bases para esse projeto. “São importantíssimas essas ações para combater as mudanças climáticas, que têm impactos negativos significativos. Com certeza teremos bons resultados através desse projeto e com a união entre governo federal, estados, municípios, universidades e a população, todos juntos em prol do bem-estar da humanidade”, diz o prefeito.

Sérgio explicou que o projeto pioneiro será em conjunto entre as diversas instituições da sociedade, como as universidades, o setor público, as empresas, as organizações não governamentais e a comunidade local para discutir quais são as vocações da região, quais são os eixos que podem impulsionar na economia e atrair investimentos, apoios, políticas públicas para o desenvolvimento econômico da região com a recuperação ambiental.

Ele ressalta que a Prefeitura é um elo fundamental, porque ela já tem seus planos de desenvolvimento, suas estruturas e políticas públicas locais. Por isso, ela é uma base importante para que seja discutido um plano regional que esteja conectado com os planos municipais. “Fiz questão de vir a Paulo Afonso, exatamente para que começasse aqui essa experiência, porque Paulo Afonso simboliza diversas questões estratégicas para o nordeste. Primeiro o Rio São Francisco, que é fundamental para economia, para a vida da sociedade nordestina, sobretudo no semiárido. Aqui também é um centro importante da caatinga, nós temos aqui o Raso da Catarina, unidade de conservação do próprio monumento do Rio São Francisco e a ideia é discutir com o turismo formas de proteger a caatinga, de gerar uma economia local que em vez de devastar a caatinga, recupere e regenere”, ressaltou.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!