17 de abril de 2024

Paulo Afonso: professora e alunos da Uneb encontram novas espécies de fungos no município e pesquisa é publicada em revista científica nacional

Por

Redação, sitepa4 (via assessoria)

O destaque das mulheres em Paulo Afonso alcança diversas áreas e, entre elas, está o da pesquisa científica, que está ocupado pela professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Campus VIII, Nadja Santos Vitória, que junto com os alunos do Mestrado em Biodiversidade Vegetal descobriu novas espécies de fungos.

O projeto desenvolvido na Universidade, o Fungos do Sertão, permitiu a descoberta no povoado Juá, dentro da Ecorregião Raso da Catarina, onde foram identificadas as espécies Stirtonia e Cryptothecia, encontradas por meio da colonização das plantas Spondias tuberosa Arruda, nosso popular Umbuzeiro, e Piptadenia moniliformis Benth, o Quipembe, que faz parte do domínio fitogeográfico da caatinga.

As alunas envolvidos nesta pesquisa foram Mabel Sherlla Rozendo Campos da Silva, Maiara Araújo Lima dos Santos e contou com a participação masculina de Tássio Ewerton Ferino Silva, com a colaboração da professra doutora da UFS Marcela Eugenia da Silva Cáceres, e do professor doutor da Holanda, André Aptroot. A pesquisa foi publicada em uma revista indexada pela CAPES Qualis A3, uma referência neste tipo de publicação.

“Para nós é uma grande felicidade termos encontrado essas novas espécies, fruto de muita dedicação e empenho de toda a equipe. Isso é um marco na história da Uneb e também do município”, diz a professora doutora Nadja.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!