21 de julho de 2024

Paulo Afonso é contemplado com Núcleo de Canoagem e treinamento é iniciado

Por

Redação, sitepa4 (via Ascom)

No dia 8 de junho Paulo Afonso deu mais um passo para a consolidação do Núcleo de Canoagem no município com a capacitação realizada para a equipe Dragon Boat, pioneira na modalidade na Bahia.

A ação teve a parceria da Prefeitura, juntamente com o Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Carraca Boat, Corpo de Bombeiro Militar e 1ª Cia.

De acordo com o fundador do Carranca Boat, Cesare Decarli, tudo isso é a soma de esforços de diversos entes, onde todos saem ganhando.

“Foi um dia muito feliz, porque conseguimos através da Sudesb e da Federação Baiana de Canoagem colocar essa modalidade na Bahia. Tivemos esse dia para capacitar 12 pessoas que serão funcionários pela Federação Baiana e eles vão ter o mérito de preparar as pessoas com câncer de mama, deficiência física, terceira idade e pessoa vulnerável. É importante a preparação porque temos 22 pessoas no barco então precisa de gente capacitada que é o capitão que tem a responsabilidade de ficar atendo”, explicou.

Segundo o Diretor da Sudesb, Wilton Brandão, o Governo do Estado, através da Sudesb está apoiando materialmente, financeiramente e com treinamentos de recursos humanos para que possa disseminar a modalidade Dragon Boat em outros municípios.

“Foi aqui que tudo começou com o Dragon Boat, com essa ideia visionaria do italiano Césare Decarli que abraçou Paulo Afonso e o Brasil e nós estamos dando início ao projeto Núcleo Dragon Boat no Estado da Bahia”, enfatiza.

Ele explica que o Governo do Estado está respaldado nessa experiência piloto de Paulo Afonso. “Estamos disseminando essa experiência nos municípios de Salvador, Camamu, Cachoeira e em Paulo Afonso que é a matriz do projeto”, diz Wilton.

No encontro, o Bombeiro Militar Moura Filho ministrou uma palestra sobre técnicas de salvamento. “Essa capacitação é de fundamental importância porque um resgate efetivo salva vida. Apresentamos a questão do salvamento nos mais diversos meios como em represas, rios, mares e oceanos, foi mostrado os graus de afogamentos e quais são os mecanismos que devemos fazer”, ressaltou.

O Arquiteto e instrutor, Floriano Barros também ministrou uma palestra sobre técnicas de remada. “Sou um entusiasta do esporte e hoje sou o único praticante na cidade de Canoa Havaiana e eu venho prestando esse trabalho de compartilhar toda a nossa vivência e aprendizado. Paulo Afonso é uma referência na América do Sul com esse esporte. Mostramos toda a parte da fisiologia do movimento que precisa ter na atividade”, concluiu Floriano.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. se liga says:

    Mais uma coisa que começa e não engrena. assim é nessa cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!