24 de julho de 2024

Músico de Paulo Afonso, Igor Gnomo, leva prêmio nacional em duas categorias no Distrito Federal

Por

Redação, sitepa4 (via assessoria)


O guitarrista e compositor Igor Gnomo se apresentou com seu grupo musical no Museu Nacional da República e foi vencedor em duas categorias no Prêmio Profissionais da Música em Brasília – DF.

Um dos principais representantes da música instrumental baiana é de Paulo Afonso, cidade do interior da Bahia localizada a 470km da capital baiana, banhada pelo Rio São Francisco e referência em belezas naturais e os caminhos percorrido por Lampião e seu bando. Igor Gnomo apresentou em seu trabalho autoral instrumental influências do jazz, rock em simbiose com a música do Nordeste (baião, maracatu, ijexá, samba de roda).

Ao lado do baterista Thiago Reuel, o baixista André Jumper e o percussionista Gildo Madeira, o trabalho de Gnomo já passou por diversos palcos dentro e fora do país, além de três álbuns lançados em sua trajetória.  Este ano Igor Gnomo chegou pela terceira vez consecutiva na grande final do prêmio nacional PPM (Prêmio Profissionais da Música) em três categorias (Interprete instrumental, autor, instrumentista popular masculino) ao lado de grandes nomes da música brasileira e sendo único representante do estado nestas categorias.

Igor Gnomo levou o prêmio em dose dupla, como melhor artista instrumental e autor instrumental, sendo também único baiano selecionado a se apresentar durante a programação do prêmio que aconteceu no dia 03 de junho no museu nacional da república na capital do país, levando a representatividade da música instrumental baiana.

“Atravessamos um momento muito caótico na arte e cultura, e principalmente para a música instrumental dentro do atual mercado, ter a oportunidade de dar a voz a nossa obra em um prêmio nacional é magnifico e revigorante para o nosso trabalho feito no interior da Bahia. Precisamos de mais apoio, instigar o público para consumir a música instrumental de livre interpretação, assim como queremos mais pessoas se destacando no cenário com obras autorais, o nosso estado tem incríveis compositores e compositoras que precisam de mais destaque.” afirma Igor Gnomo.

Além da missão com a sua obra instrumental, Igor Gnomo também é um dos principais responsáveis pela difusão da música instrumental em Paulo Afonso, que ao longo dos últimos dez anos já realizou diversos eventos como o primeiro festival de Jazz em Paulo Afonso (Bond Jazz Festival) com importantes edições e nomes da cena nacional, além de atividades frequentes no calendário artístico da cidade realizadas de forma independente pela sua escola de música nos parques e praças da cidade.

No Prêmio PPM também estiveram presentes os pauloafonsinos Pablo Vinicius líder da banda Melaninaemsi que também foi vencedor na categoria nacional Reggae e a produtora Espelho Lunar Cine finalista na categoria vídeo clipe, participando de atividades da premiação e reconhecidos com moção de louvor na câmara legislativa do Distrito Federal. Paulo Afonso sendo muito bem representado no cenário nacional em uma premiação importante de bastante disputa e relevância para os artistas.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!