Em uma ação de fiscalização, na manhã de hoje (22), BR 110, no município de Jeremoabo (BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um motorista que foi flagrado forçando uma passagem entre dois veículos que se cruzavam em sentidos opostos. Durante a abordagem, os agentes encontraram 10 cartelas de anfetamina, conhecida por Nobésio extra forte, na cabine do veículo.
As anfetaminas são drogas utilizadas por condutores para se manterem acordados por mais tempo, visando dirigir longas distâncias. Conhecido como “rebite”, o uso dessas substâncias é proibido pela ANVISA e representa um enorme risco à segurança do trânsito.
Diante da situação, a PRF lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e encaminhou o caso ao Juizado Especial Criminal. Os condutores envolvidos responderão pelo artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas), que trata do porte de drogas para consumo pessoal.
A PRF reforça a importância da conscientização dos condutores sobre os riscos do uso de substâncias que alteram a capacidade de dirigir, e ressalta que ações irresponsáveis no trânsito podem resultar em graves consequências.