13 de junho de 2024

Morre Lolita Rodrigues, atriz pioneira da TV brasileira, aos 94 anos

Por

Redação, com gshow

Lolita Rodrigues na novela ‘Viver a Vida’, de 2009 (TV Globo/Divulgação)

 

A televisão brasileira acaba de sofrer mais uma grande perda. Lolita Rodrigues morreu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, na Paraíba, onde vivia há oito anos com a filha. A atriz, cantora e apresentadora de 94 anos estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves para tratar de uma pneumonia, mas não resistiu. Segundo informações do G1, o corpo será cremado ainda no dia hoje, em uma cerimônia restrita à família.

Trajetória
Lolita nasceu em Santos, litoral de São Paulo, no dia 10 de março de 1929 e se consagrou como uma das artistas pioneiras no Brasil. Começou sua carreira aos 10 anos, participando de radionovelas na Rádio Record, em São Paulo. Em 1950, ela cantou o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, realizado em 18 de setembro.

Em 1957, veio o convite para se tornar atriz na novela O Corcunda de Notre Dame, na qual interpretava a cigana Esmeralda, sua primeira protagonista. No folhetim, ela cantava, dançava e tocava castanholas.

Aliás, personagens com sotaque castelhano era sua marca registrada. Em “Sassaricando” (1987), ela foi a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha, papel de Claudia Raia.

Em 1994, contracenou com uma de suas grandes amigas, Nair Bello, em A Viagem.

Em 1999, encarnou a espanhola Dolores em Terra Nostra, repetindo a relação de mãe e filha com Raia.

A dupla poderosa e hilária formada por Nair e Lolita voltou com tudo em Kubanacan (2003). Na trama, elas viviam, respetivamente, Dolores e Isabelita.

Seu último trabalho na TV foi em 2009, na novela Viver a Vida. Na trama, Lolita interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes).

Morre Lolita Rodrigues, atriz pioneira da TV brasileira, aos 94 anos

 

Trio que entrou para a história
Lolita não era só muito amiga de Nair Bello como também de Hebe Camargo. O trio compartilhava histórias de vida e de carreira, e o bom humor permeava essa amizade. Uma entrevista que as três deram a Jô Soares, no ano 2000, ficou para a história. A gargalhada foi tanta que Lolita até distribuiu lencinhos para as amigas, que choraram de rir. Relembre no vídeo acima.

Nair Bello, Lolita Rodrigues e Hebe Camargo no “Programa do Jô”, em 2000 — Foto: globo

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!