19 de junho de 2024

Missa no Sertão na Grota do Angico marca os 85 anos da morte de Lampião e Maria Bonita

Por

Leonardo Barreto, g1 SE

A única filha de Lampião e Maria Bonita, Expedita Ferreira, além de outros familiares acompanharam a cerimônia.

Missa do Cangaço na Grota do Angico — Foto: Ascom Setur

 

A tradicional Missa do Cangaço foi celebrada na sexta-feira (28), na Grota do Angico, onde morreram Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros. O local, entre os municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco, no Sertão de Sergipe, se tornou um memorial de preservação da cultura e da história do Cangaço, movimento que é uma das maiores referências do Nordeste.

A única filha de Lampião e Maria Bonita, Expedita Ferreira, familiares e dezenas de pessoas, entre historiadores e pesquisadores acompanharam a cerimônia, que acontece há 26 anos. Para chegar ao local, é preciso caminhar cerca de 15 minutos pela caatinga. Após a celebração, um grupo de xaxado e uma quadrilha junina se apresentaram e homenagearam o rei e rainha do Cangaço.

Expedita Ferreira na Missa do Cangaço na Grota do Angico — Foto: Ascom Setur

 

Historiadores contam que o grupo de cangaceiros foi morto pela volante (polícia da época) em uma emboscada. Após as mortes, as cabeças de Lampião, sua esposa Maria Bonita e outros integrantes do grupo foram cortadas e expostas ao público como troféu na cidade de Piranhas (AL) e também no Recife (PE).

Até hoje, as histórias sobre o Cangaço geram polêmicas e muitos questionamentos sobre a conduta dos participantes do bando, que para alguns foram heróis e para outros bandidos. A história cheia de dúvidas e polêmicas movimenta até hoje a cultura e o turismo no Nordeste.

Lampião e Maria Bonita — Foto: Arquivo

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!