No dia 11 de julho, o gestor do ICMBio Paulo Afonso e advogado, conhecido como Sr. Messon, teve uma reunião muito importante, com Sérgio Xavier, Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Eles se juntaram a representantes de outros setores preocupados com as mudanças climáticas para discutir a criação de uma Base Regional do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas em Paulo Afonso/BA. O objetivo é mobilizar a sociedade para desenvolver planos de economia regenerativa, focados na restauração do meio ambiente e na promoção do bioma Caatinga, além de impulsionar a economia verde. Tudo isso será possível por meio de articulações políticas, empresariais e sociais, em busca de soluções integradas e sustentáveis para os desafios climáticos.
Durante a reunião, Messon aproveitou a oportunidade para propor uma ideia admirável aos presentes e ao Coordenador executivo, Sergio Xavier, que ocupa um cargo ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, o qual foi nomeado pelo Presidente da República. Ele sugeriu que o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas articule junto ao Presidente Lula e ao Congresso a criação da Lei de Proteção à Caatinga. Afinal, a Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro que sofre há décadas com a degradação. Enquanto a Amazônia e a Mata Atlântica já possuem leis de proteção, a Caatinga ainda não tem essa garantia. Messon ressaltou a importância de proteger esse bioma, que também abriga o Rio São Francisco, e a responsabilidade que temos com as futuras gerações.
Essa proposta está alinhada com a política do governo atual e com as preocupações globais com o clima. Por isso, Messon foi muito feliz em apresentá-la nesse momento e nesse espaço de discussões sobre como combater as mudanças climáticas. Agora, cabe ao Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas seguir com a proposta e, em breve, esperamos que o sertanejo seja contemplado com uma lei que proteja do seu ambiente.
Messon finalizou falando “Vamos mostrar que nos importamos com a preservação da Caatinga e que queremos garantir que esse bioma tão especial seja protegido e conservado para sempre. Vamos nos unir e fazer a diferença!”