20 de maio de 2024

Mário Júnior comemora ingresso do PP no ministério de Lula e cita novo ponto de convergência com governo Jerônimo

Por

Redação, sitepa4 (via Política Livre)

Presidente do PP da Bahia, o deputado federal Mário Negromonte Júnior comemorou o ingresso da bancada do partido na Câmara no ministério do governo Lula (PT). O Planalto confirmou nesta quarta-feira (6) que o líder pepista na Casa, André Fufuca (MA), será o novo ministro dos Esportes. De acordo com o site Política Livre, o parlamentar baiano afirmou que a adesão no plano federal cria mais uma afinidade entre o PP baiano e a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

“O cenário agora é que um número considerável da bancada do PP na Câmara entra no governo e vai votar com o governo. E eu fico satisfeito porque, como todo mundo sabe, apoiei a eleição do presidente Lula em 2022 e trabalhava para que esse momento de hoje fosse concretizado. Vamos poder agora contribuir com políticas de governabilidade na área do esporte e também em outros setores”, disse Mário Júnior ao site.

Ele estimou que mais de 30 dos 49 deputados da bancada do PP na Câmara podem passar a votar normalmente com o governo. Entre os quatro pepistas baianos, além de Mário Júnior, Cláudio Cajado e Neto Carletto tendem a seguir este movimento, enquanto João Leão deve ficar independente, como o próprio já colocou em outras oportunidades.

O presidente do PP baiano disse que o novo ministro do Esporte vai trabalhar para criar uma política de transferência de recursos fundo a fundo no segmento para enviar verbas federais aos municípios, como acontece na área da saúde, por exemplo. “Hoje, as prefeituras estão sofrendo muito com a falta de recursos e queremos assegurar, por meio do ministério, mais investimentos para os municípios, dando nossa contribuição”.

Sobre a posição do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), que chegou a ameaçar expulsar deputados da legenda que aderissem ao governo, Mário Júnior declarou que a decisão da bancada da sigla na Câmara será respeitada pela cúpula partidária. “Ciro é líder do partido no Senado, e está fazendo o trabalho dele lá. Nós vamos tocar as pautas do governo na Câmara, ajudando a garantir a governabilidade, como sempre busquei”, frisou.

Sobre a questão da Bahia, Mário Júnior disse que o ingresso do PP na Esplanada dos Ministérios é mais um ponto em comum do partido com o PT local e o governo Jerônimo. “Quando o ministro estiver na Bahia, inclusive, estaremos juntos no mesmo palanque. Trabalharemos juntos políticas públicas. Aliado ao fato de que a bancada do PP na Assembleia Legislativa já estar na base do governo do Estado, participando do conselho político, esse é mais um ponto de convergência, de união”, argumentou.

“Só que daí a ingressar na base do governo estadual, como partido, é outra conversa, e precisa haver interesse das duas partes. Hoje os deputados estaduais do PP estão na base de Jerônimo, e os federais na base de Lula. Só Deus para saber se, no futuro, as coisas irão caminhar para participarmos do governo baiano. Se acontecer, será no momento certo. Por enquanto, temos tido conversas informais com o governador, que é uma pessoa da qual gostamos muito, e ele também gosta da gente. Temos conversado sobre projetos e ações para a Bahia, mas nada sobre composição política”, acrescentou.

Indagado se o PP pode ingressar oficialmente na base do governo do Estado antes das eleições municipais, Mário Júnior declarou mais uma vez que o interesse precisa ser mútuo, “uma via de mão dupla”. “Tenho orado muito a Deus e trabalhado muito para o partido crescer antes e depois das eleições municipais. Sobre acordo político com o governo do Estado, vamos, como disse, esperar o que vai acontecer”.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!