21 de maio de 2024

Marcondes visita Unidade de Beneficiamento de Pescados no Xingozinho com Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Osnir Cardoso

Por

Redação, sitepa4 (via assessoria)

Neste sábado (7), o prefeito em exercício, Marcondes Francisco, esteve juntamente com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Osnir Cardoso visitando a Unidade de Beneficiamento de Pescados, localizada no Xingozinho.

A comitiva realizou a entrega oficial da unidade, que beneficia 60 pessoas, na sua maioria mulheres e, quando estiver em pleno funcionamento, terá capacidade de filetar 15 toneladas de pescado diariamente.   “Ficamos felizes porque eles idealizaram esse sonho que hoje está se tornando realidade. São empregos gerados, mas acima de tudo dignidade para todos. O melhor é que já foi realizado o serviço de inspeção, que permite o Selo e assim poderá ser comercializado em todo  Estado”, diz Marcondes.

O secretário de Estado Osnir, ficou encantado com o projeto e ressaltou que levará ao governador a solicitação da implantação de uma graxaria, que é de extrema importância para um melhor aproveitamento dos subprodutos do pescado, reciclando-os e transformando em produtos secundários, preservando o meio ambiente, evitando que a degradação desses subprodutos cause poluição.

“Passarei o resultado do que eu vi aqui para o Governador. Percebo que é fundamental que a gente agregue mais investimentos, porque o que a gente quer é que aquele produtor que está na sua unidade tenha renda com dignidade. O Governo do Estado vem somar com a Associação e a Prefeitura, para fazer essa unidade funcionar e ser exemplo para a Bahia e para o Brasil”, fala Osnir.

Durante a visita, o secretário e o prefeito conversaram sobre a inserção do pescado na merenda escolar, garantindo que a produção tenha destino certo. “Vamos estudar essa possibilidade de inserir o pescado na merenda escolar e assim fortalecer a associação comprando a produção, que já está com o Selo”, fala Marcondes.

“A Bahia vai ter sua primeira unidade de beneficiamento de pescado financiada pelo Governo do Estado, certificada e tudo organizado até o mês de novembro para colocar os produtos de melhor qualidade por todo o Estado. É um sonho realizado, porque chegou o grande momento”, destaca o representante da cooperativa de Produtores de Peixe, Isaque Feitosa.

Além dos representantes da cooperativa, estiveram presentes o técnico da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Cláudio Ademar, secretários municipais, vereadores e assessores.

Na sexta (6), os técnicos da Agencia de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), estiveram no local para inspecionar e aprovaram as instalações, certificando-a como a primeira unidade de beneficiamento de pescado do Estado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!