28 de março de 2024

Justiça de Paulo Afonso condena Chesf a pagar indenização de R$1 milhão para família de mulher que morreu por erro médico após parto no HNAS

Por

Redação (pa4.com.br)

Cláudio Santos Pantoja Sobrinho, juiz titular da comarca de Paulo Afonso. Foto: divulgação/TJ-BA

 

O Juiz da 2 Vara Cível da Comarca de Paulo Afonso-BA reconheceu em sentença que a CHESF – empresa responsável por administrar o hospital Nair Alves de Souza – em Paulo Afonso deverá pagar indenização de R$ 1.000.000,00 à família, bem como pensão mensal no valor de 2/3 do salário da paciente aos filhos menores de Roselma Ramos Gomes da Silva, que morreu em 2011 devido ao erro médico.

Roselma Ramos Gomes da Silva morreu em 2011 devido a erro médico, diz Justiça de Paulo Afonso. Foto: Arquivo (PA4.COM.BR)

O Juiz Cláudio Santos Pantoja Sobrinho, conforme o conjunto probatório coligido aos autos, reconheceu na decisão que houve falha na conduta e prestação de serviço médicos hospitalares e imputou a responsabilidade pela morte da paciente a médicos da unidade hospitalar, pois ao analisar o caso verificou que a conduta perpetrada por profissional responsável pelo parto de Roselma, perfurou o útero da vítima, ao não agir com zelo pelo quadro hemorrágico durante e após o parto apresentado pela vítima, eis que ainda não adotou as medidas mínimas necessárias para reverter a hemorragia que culminou no falecimento da vítima. Também foi verificada a conduta culposa praticada pela médica que deu alta prematura à paciente – mesmo está se queixando de fortes dores abdominais – sem que fossem realizados exames ou procedimentos para investigar a causa da hemorragia e das queixas das dores, configurando que houve falta de monitoramento adequado no pós operatório.

O procedimento de parto foi realizado no Hospital controlado à época pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco- CHESF. A requerida chamou ao processo os médicos apontados na petição inicial e pessoa jurídica Pressau-Prestadora de Serviços de Saúde Ltda, indicada como empregadora e responsável pela prestação de serviços médicos. O Juiz Cláudio Pantoja entendeu que com a conduta dos agentes e o resultado morte da paciente, surgiu o dever da CHESF de indenizar os familiares pela morte do ente querido, sem prejuízo do exercício do direito de regresso por parte da CHESF em desfavor dos médicos culpados.

Sede do fórum de Paulo Afonso. Foto: divulgação/TJ-BA

 

Os familiares tiveram que lidar com dor e o sofrimento resultante da morte precoce de Roselma que deixou órfãos o filho recém nascido e outro menor, situação que poderia ser evitada caso os médicos responsáveis pelo parto e sua alta tivessem atuado com diligência necessária ao caso. Ainda cabe recurso da decisão.

Na semana em que se comemora o dia internacional da mulher o Juízo vem concentrando esforços para priorizar julgamentos referentes a casos envolvendo mulheres, ampliando, assim, a efetividade da prestação jurisdicional.

Caso Roselma foi acompanhado pelo site pa4.com.br. Relembre matérias abaixo:
Populares e familiares de Roselma em protesto realizado em 2011 na Câmara Legislativa de Paulo Afonso. Foto: arquivo (PA4.COM.BR)

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 8

  1. De fora says:

    É isso aí Dr. . Tiro o meu chapéu para essa justa decisão

  2. Jotinha says:

    A CHESF irá recorrer, irá ganhar e não pagará. É só aguardar!

  3. Maria Catarina says:

    Somente Dr. Pantoja para dar uma decisão dessa, homem de coragem.

  4. chacal says:

    vamos segurar esse magistrado aqui,assim as coisas flui.

  5. chacal says:

    parabens Dr pantoja. Torço por vossa excelencia e logre exito.

  6. chacal says:

    esse hospital é descaso e alguns servidores …. com o povo, peça uma investigação dr.

  7. chacal says:

    tem uma ação no mp.

  8. Paulo Barbosa says:

    O papel da justiça e da imprensa é importante, pois não pode deixar caso como de Roselma impune, agora por essas e outras que a CHESF não quer ficar com o HNAS, mas onde está a responsabilidade social desta empresa com as cidades ribeirinhas, consome e destrói a natureza e a conta quem paga, seus impostos não absolve seu dano ambiental, cadê o MP, com essa decisão acreditamos que os mais fracos ainda tem vez. Parabéns ao Juiz pela coragem de aplicar a justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!