15 de abril de 2024

Jean Roubert apresenta PL em homenagem a ‘Periperi’, um dos maiores desportistas de Paulo Afonso

Por

Assessoria Parlamentar com informações de Antônio Galdino




 

 

Apresentado em Sessão Ordinária nessa segunda-feira, 12/08, Projeto de Lei n° 50/2019, de autoria do vereador Jean Roubert, denominando de Vila Olímpica Hamilton Ferreira Leal (Periperi), o Centro de Iniciação Esportiva – CIE, localizada no Bairro Cleriston Andrade, ao lado do Parque de Exposições. O PL segue agora para tramitação.

 

Amilton Ferreira Leal, Periperi, faleceu em março desse ano, aos 92 anos, deixando uma linda história de amor com Paulo Afonso e com o futebol.

 

Natural de Salvador, era torcedor do Galícia até que no começo dos anos de 1950, ele jovem goleiro, foi convidado para jogar no Vitória e ali destacou-se. Dentre as muitas vitórias com a camisa rubro-negra veio o título de campeão baiano de 1953. Mas, logo, passou a jogar pelo Fluminense de Feira de Santana e, depois, no Botafogo do Rio de Janeiro.

 

Periperi teve o momento áureo da sua carreira quando vestiu a camisa da Seleção Brasileira de Futebol em dois jogos realizados no Chile, contra a seleção chilena.

 

A alegria de seu Peri ao conduzir a Tocha Olímpica pelas ruas de Paulo Afonso no ano de 2016. Foto: Arquivo pessoal.

Há mais de 59 anos que Periperi veio morar em Paulo Afonso e aqui chegou a convite da Chesf para cuidar da Seleção de Paulo Afonso. Colaborou muito tempo para o desporto da cidade. Ingressou na empresa como escrevente, depois virou auxiliar de escritório, foi professor de educação física, auxiliar de enfermagem e se aposentou coordenando a equipe de mergulho da estatal.

 

Pelos relevantes serviços prestados a Paulo Afonso, notadamente ao futebol local, há muito tempo que recebeu das mãos do vereador Pedro Macário Neto, hoje presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, o título de Cidadão de Paulo Afonso aprovado pela unanimidade dos vereadores daquele Poder Legislativo.

 

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 6

  1. SAUDADE says:

    SAUDADE. È SÓ ESSA PALAVRA QUE TENHO A DIZER. MUITA SAUDADE. POIS FALTAM PALAVRAS EM CERTOS MOMENTOS DA NOSSA VIDA. MAS: DEUS SABE O QUE FAZ.

  2. Edvaldo Gomes Lalau says:

    Maravilha de homenagem prestada ao maior nome do nosso desporto, teria que realmente ser em uma área de esportes, pois aqui veio através e por causa dele.So lembrando que Peri jogou no Fluminense de Feira de Santana ,como diz o texto …

  3. CARLOS UMBERTO DA SILVA says:

    Justa homenagem!

  4. Dainha says:

    Justa homenagem ao meu querido Véi !

  5. Lucas says:

    Homenagem merecidissima!!!!!!!

  6. SAUL CAMBOIM says:

    MERECIDA HOMENAGEM AO NOSSO SAUDOSO PERI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!