23 de maio de 2024

Ivone Lima: Título de Cidadão de Paulo Afonso ao professor Vinícius Santos foi uma celebração do amor de qualquer maneira

Por

Ivone Lima/Painel


PAULO AFONSO – “Nestes mais de 12 anos, entre os quais, eu tenho a honra de ter vivido e está vivendo ao seu lado – 10 deles- eu quero te dizer que o município de Paulo Afonso te abraça como um filho”, declarou Jacques Fernandes, professor, e marido de Vinícius Santos, abrindo um expediente histórico na Câmara Municipal.

Obviamente que o Título de Cidadão Pauloafonsino ao professor e diretor da Uneb, Vinícius Santos, de autoria do vereador Marconi Daniel (PV), seguiu o rito normal, por assim dizer, das demais honrarias deste mesmo nível, mas basta uma olhadinha mais apurada sobre os envolvidos para ter a medida exata que, neste caso, quebrou-se barreiras estruturais de privilégios. Ali estava um casal LGBT+, reconhecido pelo profissionalismo, mas também pelo amor. Sim, um tipo de amor que ao longo dos tempos é desvalorizado e penalizado.

Como tudo tinha que ser perfeito, representando os pais de Vinícius, estava lá o Padre José Raimundo, pároco da Catedral, para sublinhar que o acolhimento de Deus é universal.

“O verdadeiro patriotismo é o respeito e a comunhão”, continuou Jacque: “Em nome da minha família e dos meus amigos eu quero agradecer a Deus por esse momento; o mesmo Deus que muitas vezes disseram que não poderia estar na nossa família, por ser uma família diferente.”

 

Vinícius é baiano de Itaberaba. “Vinícius promoveu uma grande renovação no curso de Pedagogia colocando-o entre os melhores da Uneb e por isso mesmo foi reconduzido à coordenadoria”, pontou Marconi Daniel sobre o currículo do professor.

Após concluir o doutorado, Vinícius foi eleito diretor da Uneb, ano passado, acrescentou Marconi.

Após a sessão solene, o casal deu a seguinte declaração à Angiquinho FM: “É o mês da diversidade, eu quero agradecer à Câmara Municipal por ter se colocado dessa maneira diante dessas pautas, é muito importante escutar e entender. A pessoa do Padre por nos acolher, pelo respeito e pelo amor. É uma possibilidade de escolher um mundo melhor”, disse Vinícius.

“São 12 anos que meu companheiro luta pela educação de Paulo Afonso e hoje estamos aqui sendo acolhidos pela comunidade, é marco é um gesto: sobretudo somos pessoas. Não é a maneira que escolhermos de sermos felizes que nos define, mas a nossa ética, o trabalho, o compromisso e a contribuição social”, sublinhou Jacques.

 

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!