
Os atendimentos da Ação Cidadã Sou Pai Responsável estão a todo vapor no município de Paulo Afonso. A iniciativa, criada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA visando o reconhecimento de paternidade e a realização de exames de DNA, vem sendo intensificada na cidade desde o dia 08 de agosto e seguem até o dia 31.
Até sexta-feira passada (23), tinham sido feitos 39 atendimentos ao público, com 12 exames realizados, 15 mediações agendadas e 9 audiências extrajudiciais marcadas. Foram emitidas também 20 cartas convites aos supostos pais para comparecerem para os exames de DNA e expedidos 4 ofícios para cartórios.
Para o defensor público Sócrates Costa da Silva, atuante em Paulo Afonso, a intensificação da campanha na cidade mostra a importância do registro para a vida e a formação dos filhos.
“O mais importante da Sou Pai Responsável em nosso trabalho é a solidificação da atenção à criança e ao adolescente. A campanha contribui para o fortalecimento dos laços familiares e assegura direitos legais”, relatou.
Para ele, é fundamental o trabalho permanente da Defensoria na Comarca de Paulo Afonso de busca pela inclusão do nome dos genitores. “Solicitamos o encaminhamento, por parte dos Cartórios de Registro Civil da Comarca de todas as Certidões de Nascimento registradas e que não constem o nome do genitor”, pontuou Sócrates Costa.
De acordo com o defensor, a equipe está disponível o mês todo para ajuizamento de ações e para prestar atendimentos e demais esclarecimentos.
Intensificação
Iniciada em 2007, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável é realizada durante todo o ano pela DPE/BA e intensificada no mês de agosto, quando se comemora o dia dos pais. A campanha busca tanto estimular a participação dos pais no convívio e desenvolvimento dos filhos, como incentivar homens relutantes a assumirem a paternidade de crianças sem registro. Desde sua criação, em 2007, a Ação já assistiu mais de 23 mil pessoas.
Ação linda,pois não tenho em meu registro o nome do meu pai,e sei o preço que pago até hoje por conta disso….e a minha geração vai carregar esse peso também. De não ter avô materno….
Aonde fica o local em que eu possa ir fazer o exame
Isso seria bom após os nove meses da copa de velas, é um monte engravidando sem saber que é o pai!
Eu ia amar se o paí do meu filho reconhece ele pq nem registro meu filho tem pq ele se recusa registrar
Vá na defensoria pública atrás do Gbarbosa, que eles mandam um convite pra que o pai faça o DNA, é de graça você não paga nada.
Vá na defensoria pública atrás do Gbarbosa, que eles mandam um convite pra que o pai faça o DNA, é de graça você não paga nada.
Qualquer homem pode fazer? O que precisa pra fazer?
Erica querida não espere ele se manifestar e vir te procurar, vá em busca do interesse do seu filho porque mais tarde ele vai te cobrar isso, mesmo que o pai não queira saber dele como filho mais faça por seu filho esse ato de amor e afeto, problema do pai se não aceita faça sua parte e que a justiça seja feita. A criança não tem culpa de nada e ela merece ser registrada saber de onde veio saber de sua raiz isso com certeza é muito importante.