21 de abril de 2024

Exames de DNA e reconhecimento de paternidade seguem até sexta, 31, em Paulo Afonso

Por

Assessoria de Comunicação - DPE/BA

Assessoria de Comunicação – DPE/BA



 

 

Os atendimentos da Ação Cidadã Sou Pai Responsável estão a todo vapor no município de Paulo Afonso. A iniciativa, criada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA visando o reconhecimento de paternidade e a realização de exames de DNA, vem sendo intensificada na cidade desde o dia 08 de agosto e seguem até o dia 31.

 

Até sexta-feira passada (23), tinham sido feitos 39 atendimentos ao público, com 12 exames realizados, 15 mediações agendadas e 9 audiências extrajudiciais marcadas. Foram emitidas também 20 cartas convites aos supostos pais para comparecerem para os exames de DNA e expedidos 4 ofícios para cartórios.

 

Para o defensor público Sócrates Costa da Silva, atuante em Paulo Afonso, a intensificação da campanha na cidade mostra a importância do registro para a vida e a formação dos filhos.

 

“O mais importante da Sou Pai Responsável em nosso trabalho é a solidificação da atenção à criança e ao adolescente. A campanha contribui para o fortalecimento dos laços familiares e assegura direitos legais”, relatou.




 

Para ele, é fundamental o trabalho permanente da Defensoria na Comarca de Paulo Afonso de busca pela inclusão do nome dos genitores. “Solicitamos o encaminhamento, por parte dos Cartórios de Registro Civil da Comarca de todas as Certidões de Nascimento registradas e que não constem o nome do genitor”, pontuou Sócrates Costa.

 

De acordo com o defensor, a equipe está disponível o mês todo para ajuizamento de ações e para prestar atendimentos e demais esclarecimentos.

 

Intensificação

 

Iniciada em 2007, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável é realizada durante todo o ano pela DPE/BA e intensificada no mês de agosto, quando se comemora o dia dos pais. A campanha busca tanto estimular a participação dos pais no convívio e desenvolvimento dos filhos, como incentivar homens relutantes a assumirem a paternidade de crianças sem registro. Desde sua criação, em 2007, a Ação já assistiu mais de 23 mil pessoas.




 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 8

  1. cida says:

    Ação linda,pois não tenho em meu registro o nome do meu pai,e sei o preço que pago até hoje por conta disso….e a minha geração vai carregar esse peso também. De não ter avô materno….

  2. Anônimo says:

    Aonde fica o local em que eu possa ir fazer o exame

  3. Professor. says:

    Isso seria bom após os nove meses da copa de velas, é um monte engravidando sem saber que é o pai!

  4. Erica farias bezerra says:

    Eu ia amar se o paí do meu filho reconhece ele pq nem registro meu filho tem pq ele se recusa registrar

    • Leitor says:

      Vá na defensoria pública atrás do Gbarbosa, que eles mandam um convite pra que o pai faça o DNA, é de graça você não paga nada.

  5. Leitor says:

    Vá na defensoria pública atrás do Gbarbosa, que eles mandam um convite pra que o pai faça o DNA, é de graça você não paga nada.

  6. Eu says:

    Qualquer homem pode fazer? O que precisa pra fazer?

  7. Severina Rocha says:

    Erica querida não espere ele se manifestar e vir te procurar, vá em busca do interesse do seu filho porque mais tarde ele vai te cobrar isso, mesmo que o pai não queira saber dele como filho mais faça por seu filho esse ato de amor e afeto, problema do pai se não aceita faça sua parte e que a justiça seja feita. A criança não tem culpa de nada e ela merece ser registrada saber de onde veio saber de sua raiz isso com certeza é muito importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!