14 de junho de 2024

Gato de água escondido em alicerce de imóvel é descoberto em Ribeira do Pombal

Por

Redação, sitepa4

 

Gato de água escondido em alicerce de imóvel é descoberto em Ribeira do Pombal. Foto: Divulgação/Embasa

 

Em mais uma operação de combate à fraude no consumo de água, técnicos da Embasa identificaram e retiraram, na segunda-feira da semana passada (27/5), uma tubulação que desviava do relógio medidor para abastecer uma residência, no bairro Pombalzinho, em Ribeira do Pombal. O ponto do desvio, instalado e concretado sob o alicerce do imóvel, só foi encontrado graças a uma câmera endoscópica capaz de entrar na tubulação do ramal que abastece o domicílio até o hidrômetro.

“A equipe de faturamento do Escritório Local (EL) de Ribeira do Pombal, com base no consumo medido do imóvel, identificou uma inconformidade, como se estivesse havendo retorno da água pelo hidrômetro. Para agilizar a identificação de uma suposta fraude no abastecimento do imóvel, utilizamos a microcâmera dentro da tubulação do ramal que nos enviou a imagem do ponto do desvio para um aparelho celular”, explicou o gerente do EL, Eli Franklin.

As ações de combate a fraudes e irregularidades no abastecimento, em Ribeira do Pombal, fazem parte do programa de Olho nas Perdas, que foi intensificado em abril deste ano. Só em Ribeira do Pombal já foram retiradas 19 fraudes no hidrômetro e na rede distribuidora este ano.

“Ações do programa também são realizadas em cidades da região de Alagoinhas, como Irará, onde uma fábrica de pré-moldados foi multada após retirada de um desvio do hidrômetro”, ressalta do gerente regional Júlio César Nunes.

Esse ano já foram retiradas 62 fraudes em ligações de água das quais 45% foram regularizadas. O volume de água recuperado com essas retiradas foi da ordem de 2,4 milhões de litros e o total de multas aplicadas foi de R$ 50.599,26.

A fraude no consumo de água, em sistemas públicos de abastecimento, é uma prática tipificada no artigo 155 do Código Penal como furto de coisa alheia móvel e está sujeita a multa ou prisão de três a quatro anos.

 

Gato de água escondido em alicerce de imóvel é descoberto em Ribeira do Pombal. Foto: Divulgação/Embasa

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!