14 de abril de 2024

Francisco Nery Júnior: Bolsonaro de cuia na mão – a falência do Brasil

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Bolsonaro e Xi Jinping (Foto: Mikhail Klimentiev/Sputnik)



 

 

Um dos grandes legados dos romanos foram os ditos. Um deles assegura que a repetição é a mãe dos estudos. Outro dito, de uma sábia contemporânea que viveu cento e cinco anos e meio, assevera que “sem o danado do dinheiro não se faz nada”. Dinheiro, sabemos todos, significa – ou representa – a produção de um sistema econômico. Não existe poço de dinheiro nem emissão pela Casa da Moeda sem geração de inflação.

 

Para o bem do leitor, repeti dois ditos e repito que a falência fiscal do Brasil tem sido prevista nesta coluna há mais de dez anos. “É intuitivo”, costumava dizer o professor Hercílio Arandas. “A gente está vendo que vai acontecer”, repetia a sábia senhora do primeiro parágrafo. Então, nada de pretensão a guru, nem a iluminado. A falência do Brasil se apresentava como líquida e certa.

 

Estamos falidos. A afirmação é de um dos senadores mais sérios e experientes desta legislatura; empresário de sucesso no Paraná e economista de formação. O senador Oriovisto Guimarães, do PODE, sabe o que está dizendo. Falimos. A mais recente conta a pagar, como sempre pelos mais fracos, é a chamada Reforma da Previdência. Leia-se corte de direitos adquiridos.

 

O presidente Jair Bolsonaro deixou o país num momento bastante delicado para um giro de 12 dias com a cuia na mão estendida para os poderosos do mundo. Tenta atrair investimentos em regime de parceria. Toda riqueza gerada pela nona economia do mundo, a nossa, não é suficiente para o custeio. O déficit é coberto pela emissão constante de títulos públicos. Em outras palavras, coberto por mais endividamento. Não sobra dinheiro para investimento.

 

Francisco Nery Júnior

A saída imaginada pelo presidente – há que haver uma saída – é a venda de estatais e a entrada de capital estrangeiro. Ele afirma que nenhuma das duas opções é agradável e reconhece que o remédio é amargo. Vai além e condiciona que o efeito só será positivo se medidas outras duras e impopulares forem adotadas. A reforma da Previdência terá sido apenas o começo.

 

Por outro lado, gostaríamos que o senhor presidente acenasse com algum gesto de grandeza digno de um estadista. Poderia cortar alguma coisa na própria carne e na carne dos empoleirados ou apaniguados. O povo entenderia e certamente o seguiria. Vamos reconhecer que as desigualdades no Brasil são, no mínimo, indecentes. Poderia, no seu estilo, tentar um grande golpe. Afinal, já foi dito que as grandes realizações do mundo são devidas aos paranoicos. O povão, a plebe, a massa agradeceria.

 

Nada melhor para angariar a lealdade de um povo que a renúncia à própria mordomia ou ao amor próprio. Acabo de testemunhar dois belos exemplos: um na França e outro na Itália. Na França, a aplicação das chamadas emendas parlamentares é decidida por uma comissão da localidade escolhida pelo parlamentar. O deputado escolhe o destinatário, mas a comissão local decide a prioridade. E na Itália, quem diria na Itália, tramita no parlamento, em estado adiantado, projeto de redução substancial do número de deputados e senadores. No Brasil, como conquistar a confiança do povo, como conseguir apoio para cortes de direitos adquiridos quando o Congresso Nacional gasta em torno de um bilhão de reais por ano apenas com carros e motoristas para deputados e senadores?

 

Abrimos parênteses para comunicar que o senador Rodolfe Rodrigues, do Amapá, está recolhendo assinaturas dos seus pares para apresentar proposta de emenda constitucional para a redução do número de deputados e senadores. Seriam cerca de 300 deputados e 54 senadores (hoje 513 deputados e 81 senadores). O apoio da população é fundamental.

 

Elegemos Jair Bolsonaro presidente e o respeitamos como tal. Ele tem toda a legitimidade para governar. O que esperamos é que aproveite o momento em que a massa parece estar levedada, e, como líder legítimo, proponha medidas que possam diminuir a desigualdade e eliminar as mordomias imorais que existem no nosso país. Seria um bom começo para a solução da crise fiscal profunda do momento. Que, com a ajuda de assessores competentes, verifique que líderes sinceros, honestos e despojados conseguiram unir o seu povo e tirá-lo da beira do precipício. Como Mahatma Gandhi, Wiston Churchill, Nelson Mandela e Getúlio Vargas, dentre outros, pode ficar eternamente no coração dos brasileiros.

 

Francisco Nery Júnior







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 44

  1. Ze says:

    Tá ruim …

    A única preocupação é xingar o povo …

    A solução é pedir emprego ao Queiroz …

    Esse sim tem moral …

  2. Se liga says:

    Está ruim mesmo, mas é pra Venezuela e países comunistas. Para a esquerda nunca vai estar bom. Pois a ganância pelo poder não deixa ver as coisas boas realizadas pelo atual governo.
    Deixa o homem trabalhar. Ainda é cedo.
    E só lembrando…a maioria votou em Bolsonaro …que pague pelos seus atos. Assim como Lula, e logo logo Dilma e Temer.
    #Bolsonaro o melhor

    • Se liga says:

      …que o Queiroz pague pelos seus atos

      • Ze says:

        Mas diz onde está o Queiroz

        • Se liga says:

          Diz primeiro quem matou Celso Daniel

          • Ze says:

            Deixa de ser ruim diz onde está o Queiroz pra gente pedir emprego a ele.

          • Rose says:

            …tá na casa da tua mãe Zé “Mané”! Esquedista é um bando de… mesmo! Vão buscar informações em fontes confiáveis! Quer saber o que o presidente tá fazendo? Acessa as páginas oficiais do governo federal, pessoas semelhante a você com esse pensamento de… doente, só acaba com o país mesmo, imbecil, Lula roubou e vocês defende esse bandido safado!

  3. Petista D Amor says:

    Esperar que Bolsonaro trabalhe no sentido de diminuir a desigualdade, é no mínimo contraditório, já que sua política não é voltada para esse objetivo.

    • Observando says:

      Então responde porque o PT não acabou com a desigualdade que tanto falam?
      Será que não já era pra ter acabado? 16 anos no poder e nada.
      Agora querem que em menos de um ano façam tudo o que não fizeram.
      Porque se o PT tivesse sido bom era pra O brasil estar um país de primeiro mundo

      • Pedro says:

        Amigo, a única coisa que o PT fez foi acabar com o país. Só isso! Aí fica o “professor” falando mal do camarada que está tentando consertar as coisas. Eu não entendo!

      • Ze says:

        E o Queiroz …

        Vamos pedir emprego ao Queiroz é a nossa única chance …

        • Se liga says:

          Porque falam em emprego? Ué, me explica o que foi que o PT fez que deixou o pais nessa crise e sem emprego?

          • Ze says:

            SE LIGA ajuda a PF a encontrar o Queiroz

  4. Pedro says:

    Escreveu tanto para fala mal do Presidente atual… Será que o nobre professor também teria a mesma disposição para falar mal daqueles que assaltaram o País e o entregaram às mínguas para as gerações vindouras. Isso mesmo, falo dos petistas, da esquerda, do “injustiçado”, “inocente” ex-presidente da República que está preso em Curitiba e da terrorista do VAR-PALMARES Dilma Rousseff.

    • [ Ferdinando] says:

      Não Sei Porque Ainda Existem Pessoas Que Apoiam Bandidos, Que Saquearam O Brasil. E Depois Ficam Reclamando, Do Atual Presidente., Que Não Tem Nada Haver Dos Governos Passados. Homem Já falei Lula Ladrão Tá Preso Babaca…

    • Aninha says:

      Voce tem que aceitar que elegeu um acefalo, um ignorante politico que pra cavalo falta somente 1 grau, fala algo hoje e amaha desfaz o que falou, incentivador de milicianos, falou de comunistas e agora foi beijar a mao do presidente da China. ainda nao caiu do poder porque esta beneficiando o lado empresarial com a reforma trabalhista e a reforma da previdencia essas reformas lascou com o povo e com voces que votaram nele.

      • Se liga says:

        O acefalo já está preso faz tempo, porque lugar de corrupto é na cadeia.
        Bolsonaro é livre.

        • Ze says:

          E o Queiroz …

          Ajuda aí cara a PF encontrar o Queiroz …

          • Se liga says:

            Tem que ajudar urgente pra saber quem matou Celso Daniel. Queiroz está vivo e não está foragido. Sabem onde encontrar e fazer pagar pelos seus atos. Já o coitado de Celso Daniel está morto. E graças a Deus Bolsonaro está ai

    • Aninha says:

      Francisco um professor e voce um…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • As says:

      Você parece que e um alienado grande Presidente esse bolsanaro políticos no Brasil todos corruptos.

    • Ze says:

      Tu é um robô desses …

      Deixa de ser babaca e fala onde está o Queiroz …

      Esquece com gente …. é impossível falar alguma coisa

  5. Carlos Lantyer says:

    O Presidente foi para o Japão e para a China, atrair investimentos para o Brasil. A economia tem reagido bem. As reformas estão em andamento e o Brasil, está recuperando a credibilidade, pois assaltaram e quebraram o país. Estamos completando 10 meses, sem um único caso de corrupção. A esquerda está com inveja. Em 2022, vamos reeleger Bolsonaro, apesar do terrorismo da esquerda. Já esfaquearam. Já hackearam. Já tocaram fogo na Amazônia e já jogaram petróleo venezuelano, nas praias nordestinas. Para prejudicar Bolsonaro, acabaram é prejudicando o Brasil. Mas não adianta, por quê uma parte significativa do Brasil, tem repúdio a esta politicagem criminosa. PT, NUNCA MAIS. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.

  6. Aninha says:

    O presidente da China que nao confie nesse acefalo pois ele nao passa de um ventriloco do trump.

    • Rose says:

      Melhor ser um ventrículo do Trump do que ser o c* de ditadores comunistas como foi o seu LULADRÃO! kkkkkkkk

  7. Noriuki Haga says:

    Façam vários filhos sem ter dinheiro pra sustentar e culpam o governo pela desigualdade…. Adeus lula e PT, pegam o dinheiro arrecadado dos impostos de quem trabalha para financiar o aumento da taxa de natalidade… TCHAU LULA…. #BOLSONARO

  8. Morador consciente says:

    Não tem como quebrar o que já estava quebrado, a maioria desses professores são petistas, pergunte se o atual governo já fez augo de bom, a resposta é não, são tudo militante, monte de canalhas, babacas LULA ESTA PRESO

  9. UM LEITOR DO SITE says:

    PRA CONSERTAR O PAIS, PRIMEIRO VAMOS PEDIR A LULA E O PT QUE DEVOLVAM O QUE LEVARAM DOS COFRES PUBLICOS. BOLSONARO QUER FAZER TUDO ISSO. ACABAR COM AS MAMATAS. NA CHESF, TEM PESSOAS QUE ESTÃO APOSENTADAS A MAIS DE VINTE ANOS. É COM ESSE POVO QUE BOLSONARO QUER MEXER. AI RECEBE CRITICAS DE TODO LADO. CONCORDO PLENAMENTE EM REDUZIR O NUMERO DE DEPUTADOS E SENADORES. E PRINCIPALMENTE DE VEREADORES, QUE NÃO FAZEM NADA, IGUAL AO QUE TEMOS EM PAULO AFONSO.

  10. Ze zoiudo says:

    Ele estava com a cuia na mão cheia de laranjas do laranJal do PSL. A outra parte ficou com os Bivaristas….

  11. Roberto Freire says:

    Parabéns é desse jeito.

  12. NOVA RESISTÊNCIA! É QUARTA TEORIA POLÍTICA NA VEIA says:

    Bolsonaro é um acéfalo igual Lula, fica dizendo ser patriota mas é um cachorro do trump e daquela merda de Estados Unidos, igualmente seus eleitores que se pudessem estavam nos EUA babando ovo de americano kkkkkkkkkkk são todos uma piada, esquerda e direita só manipula vocês bando de gado

  13. Bruno says:

    Quando leio que a Reforma da Previdência trata-se de um “corte de direitos adquiridos” percebo o tom tendencioso da matéria.
    Mais adiante o autor diz que “Não sobra dinheiro para investimento” desconhecendo que esse governo tem investido em lugares estratégicos, e não, como até pouco tempo atrás, em lugares que não se via retorno, vide a soma de financiamento em propagandas e patrocínios que de nada interessavam ao povo.
    “Medidas… duras e impopulares” são a marca de um gestor corajoso, quando se preocupa mais em resolver os problemas do que agradar uns e outros.
    As “desigualdades no Brasil” só aumentaram, com a divisão que certos presidentes de esquerda causaram.
    Hei de concordar que o “Congresso Nacional gasta em torno de um bilhão de reais por ano apenas com carros e motoristas para deputados e senadores”, mas infelizmente o presidente sozinho não pode mudar isso, apesar de já ter expressado seu desejo que acontecesse.
    Se, de fato, o caro autor prestasse mais atenção no que o governo tem feito saberia que ele já propõe “medidas que possam diminuir a desigualdade e eliminar as mordomias imorais que existem no nosso país.” Todavia, aqueles que usufruem das imorais mordomias, são o que mais têm atrapalhado o presidente.
    No mais, o professor tem total direito de pensar e escrever, mas as palavras carregam um peso enorme, e desinformar é um mal pior ainda, quando falamos de um povo já sofrido com tanto roubo e mentiras, coisas tais que alguns tentam a todo custo fingir esquecer.

  14. Se liga says:

    Porque falam em emprego? Ué, me explica o que foi que o PT fez que deixou o pais nessa crise e sem emprego?

  15. Carlos Lantyer says:

    Na China, o Brasil fechou 8 acordos comerciais. Vamos vender carnes bovina, de frango e suína. No Japão, fechou 5 acordos comerciais e agora, em Abu Dabi, vai fazer mais negócios. Não estamos de cuia na mão e não tem falência. É que a esquerda está com inveja, pois Lula e sua gangue assaltaram e quebraram o Brasil e Bolsonaro está consertando.. Agora, querem voltar ao poder. Não dá mais. Por último, Marcos Valério denunciou que Lula foi o mandante do assassinato de Celso Daniel. Naquela ocasião, o PT ainda não havia chegado a presidência e não tinha governador. Estavam assaltando a prefeitura de Santo André. Celso Daniel queria parar com o assalto e aí, foi morto. Até as pedras já sabiam disto. Já mataram 10 envolvidos e testemunhas (queima de arquivo). Lula ainda foi no velório de Celso Daniel. A esquerda quer destruir a democracia e o Brasil, porém, não vamos deixar. Tem gente com raiva, por quê estava mamando nas tetas do estado e Bolsonaro cortou. A mamata acabou.

    • Rose says:

      Parabéns pelo texto! “Aplausos”

    • Ze says:

      Misericórdia que louco …

      Só tem mamata pra o Queiroz kkkk

    • Ze says:

      A Argentina já aprendeu …

      Eu só queria saber onde está o…

      • Bruno says:

        Aprendeu o que, cara?
        O presidente eleito lá, já começou fazendo besteira. Vai estudar.
        O erro de Macri foi não se posicionar, e não enfrentar a oposição, e principalmente, não tomar as medidas que havia prometido.
        É impressionante. Os mesmos que defendem bandido aqui, defendem os de fora. Isso explica muito coisa.

  16. Pericles Sampayo says:

    “Ze”, além de frouxo (não tem.coragem de escrever o proprio nome) , parece que vc tem uma grave avaria mental, só sabe ficar repetindo “Queiroz, Queiroz”…. Mas não é surpresa. É muito comum em.pessoas que defendem bandidos…

    • Ze says:

      Mas diz cara o povo precisa pedir emprego ao … pois ele é o único que tem moral lá .

      Deixem de serem ruim …

      Caramba …

  17. Pericles Sampayo says:

    Uma coisa é certa: Só quem defende…que acabaram com a economia e o futuro da juventude do pais são os que tiravam vantagens da roubalheira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!