20 de junho de 2024

Morre aos 81 anos, Toinho dos Dissonantes: “Importante pilar na música de Paulo Afonso”

Por

Redação, sitepa4

 

Morreu neste sábado, 12 de agosto, Antônio Honório de Souza, mais conhecido como “Toinho dos Dissonantes”, aos 81 anos. Logo após a notícia do falecimento do músico, muitos amigos escreveram mensagens de despedida reconhecendo o legado cultural deixado por Toinho.

“Que Notícia triste! Deus conforte os familiares, amigos e seja uma passagem de luz. Mestre Toinho que fez o importante pilar na música dessa cidade”, escreveu o músico Igor Gnomo.

Natural da Paraíba, Toinho dos Dissonantes chegou em Paulo Afonso aos 10 anos de idade, em 1952. Aos poucos foi se envolvendo no cenário social e cultural local começando a tocar sanfona no forró de “Chico Cego”, aos 14 anos. Nos anos 60 começou a se apresentar no COPA (Clube Operário Paulo Afonso), a convite do maestro Turpim Nóbrega com a banda de nome  “Turpim e seus Elétricos”, na qual o mesmo atuou por cerca de 10 anos. Seguindo sua vida em Paulo Afonso, trabalhou também como relojoeiro na Casa de Edson Joias.

Nos anos 70 saiu do COPA e formou a popular banda “Os Dissonantes” na qual atuou por 35 anos viajando por todo o Nordeste e vários outros estados, difundindo o nome de Paulo Afonso através de sua arte para todo o Brasil, sendo o mestre da música para vários outros artistas e bandas, muitos dos quais seguem carreira até hoje colocando em prática o que aprenderam com ele.

Há muitos anos, o músico lutava contra sérios problemas de saúde, em virtude principalmente, dos vários AVCs que sofreu.

“Toinho dos Dissonantes”, que em 2018 foi agraciado pela Câmara Municipal com o merecido título de Cidadão Pauloafonsino, era casado com a senhora Maria José do Amaral com a qual teve quatro filhos: Maria do Socorro, Maria Helena, Marcos Antônio e Ana Cristina, tendo o filho Marcos também escolhido o caminho das artes.

Veja algumas imagens de sua trajetória:

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!