21 de abril de 2024

Ex-alunos do Colepa levam a alegria e brilho dos desfiles cívicos mais uma vez, em Paulo Afonso, BA

Por




 

 

Como tem acontecido nos últimos anos e foi assim também no dia 28 de Julho, no Desfile do aniversário da emancipação política de Paulo Afonso, os ex-alunos e ex-professores, ex-funcionários do COLEPA, agitaram a Avenida Apolônio Sales no desfile do dia 7 de Setembro.

 

E o número de participantes tem crescido a cada novo desfile. Muitos vieram de outros estados e regiões do país. E este ano algumas novidades levaram muitas emoções à avenida.

 

Foi incluído no desfile um carro para conduzir os professores e funcionários bem mais idosos, acompanhados de alunos mais jovens para ampará-los, se fosse necessário. E ali estava o Professor Juvenal (82 anos) que veio do Recife e foram tantos abraços e tantos elogios, tantas fotos.

 

Ali também estavam o professor Edésio, Professora Semir, Dona Eunice, da cantina, Seu Paulo, viúvo da Professora Etelinda e Trovão, que nos tempos do COLEPA corria para ganhar de Joabson, o grande atleta fundista do COLEPA. Trovão foi homenageado pelos ex-alunos. Tomando conta desse tesouro, o Capitão Paz, da reserva do Exército Brasileiro, também ex-aluno do COLEPA.




 

 

Outra homenagem foi feita ao Professor Galdino (que também foi ex-aluno), que, como a professora Nena, desfilou no chão da Avenida.

 

Muito emocionado o professor Galdino fez um agradecimento pelas redes sociais onde diz: “Hoje fiquei muito sensibilizado com a homenagem que me foi prestada, durante o desfile da Independência, por meus ex-alunos do COLEPA. Foi muito bonito e desejo compartilhar com vocês, meus amigos. E deixar a minha imensa gratidão por esse gesto que me surpreendeu e me emocionou na Avenida Apolônio Sales… Muuuuuuuuito obrigado. Foi marcante. Será inesquecível!”

 

Outra novidade que apareceu conduzida por ex-alunos do COLEPA foi uma maquete do Papa-filas.

 

Um grande pelotão de atletas como suas medalhas e muitos troféus ganhos pelo COLEPA e que estão em exposição permanente no Memorial Chesf de Paulo Afonso e foram cedidos pelo atual Gerente Regional de Gestão da Chesf, Mário Jorge, para este desfile, dentre eles Joabson Oliveira que foi, em 25 de Agosto, homenageado pela 1ª Cia de Infantaria de Paulo Afonso.

 

Mais uma novidade: Além do apoio da Banda Musical do Colégio Carlina Barbosa de Deus, cujo diretor do Colégio, o Professor Ronilson (Tita), também foi aluno do COLEPA e o diretor da Banda, Alexandre, também, este ano, a Comissão Organizadora da participação dos ex-alunos do COLEPA no desfile do dia 7 de Setembro levou para a Avenida uma Banda de Veteranos, onde estão também ex-alunos deste colégio pioneiro de Paulo Afonso e o projeto para os próximos desfiles e reorganizar a Banda do COLEPA com seus antigos participantes.

 




 

À frente da banda, como sempre esteve nos tempos do COLEPA, a ex-aluna Fátima Morais, professora em Petrolina que em todo desfile manda confeccionar a sua roupa e diz: presente. Detalhe, esta jovem senhora, como muitos dos ex-alunos presentes na Avenida, já é avó, bisavó… por aí…

 

Depois do Desfile Cívico, como antigamente, os ex-alunos e familiares participaram de um encontro social, desta vez na pérgula da piscina do CPA com música ao vivo com o músico Zé Ivan, com o apoio da Diretoria Social do CPA, hoje exercida por Tony, também ex-aluno do COLEPA. Em outros tempos aconteciam as famosas “Manhãs de Sol”, no COPA…

 

O ex-alunos do COLEPA estão se organizando em Associação que tem por objetivo, além de promover o reencontro periódico daqueles que estudaram em qualquer uma das unidades mantidas pela Chesf, desde o então Curso Primário até o Segundo Grau porque, quando foi oficialmente criado o Colégio Paulo Afonso em Outubro de 1979 – que se chamava Ginásio Paulo Afonso desde quando foi inaugurado em 5 de Março de 1951, todas as escolas da Chesf passaram a fazer parte do COLEPA.

 

Nos próximos dias, um Grupo de Trabalho, criado na reunião realizada dia 21 de Agosto, nas instalações da Câmara de Vereadores, estará novamente se reunindo para sequenciar os estudos da criação da Associação de Ex-alunos e definição do calendário para apresentação de chapas e eleição da primeira diretoria desta Associação que estará interagindo com ex-alunos de todo o Brasil e com os que moram e trabalham em outros países.

 

Além desses encontros periódicos e desfiles, a Associação de Ex-alunos do COLEPA deverá promover o resgate de algumas atividades como o São João do COLEPA, torneios desportivos, além de ações sociais na comunidade quando os ex-alunos, em suas especialidades profissionais estarão atendendo à população de Paulo Afonso, como o apoio da Prefeitura e do Exército, Polícia Militar, Bombeiros e outras instituições do município, fazendo valer o slogan O COLEPA NÃO MORRERÁ NUNCA!.

 




 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 11

  1. givaldo tavares da silva. says:

    quantas saudade eu tenho do dia sete de setembro quando desfilei como pilotão pelo colégio sete de setembro durante, vários anos,o orgulho de vestir a camisa do meu colégio. sete de setembro.

    att givaldo o popular toco.

  2. gtsimper74@gmail.com says:

    hoje moro no rio de janeiro a 30 anos mas não esqueço paulo afonso.

  3. Justiceiro PA says:

    Uma história que está sendo resgatada com êxito! Parabéns aos idealizadores.

  4. Maria José says:

    Saudades do meu colégio! Só tenho que agradecer ao meu saudoso pai José Sabino Dias, por ter me dando a oportunidade de estudar em um dos melhores colégios de Paulo Afonso!O COLEPA ficará sempre em minha memória por toda vida! Saudades dos meus colegas de colégio, professores como o Juvenal,Roberto Ricardo, Marilene,e tantos outros!

  5. Capitão Paz says:

    Parabéns a todos que participaram do evento, ao professor Edésio, Professora Semir, Dona Eunice, da cantina, Seu Paulo, viúvo da Professora Etelinda e Trovão. Em especial fica a minha homenagem ao Professor Galdino, grande historiador e jornalista que sempre foi um grande incentivador do evento.

  6. Ailton ex aluno polivalente . says:

    Emocionante

  7. Internauta says:

    Quero fazer parte dessa associação sou ex aluna tb. Saudades do melhor tempo da minha vida e parabéns a todos por resgatar essa história nós fomos exemplos dentro de uma escola, não existia bullying e nada gerava tanta violência como.hj, respeitavam os professores.

  8. Joabson Pires - Eterno Corredor says:

    Colepão de ouro. Entrou na Avenida é um estouro. Quantas lembranças! Maravilhoso! Parabéns ao todos os meus colegas colepanos.

  9. francisco says:

    COLEPA exemplo de civismo sem politicagem. Parabens

  10. ANA MATEUS says:

    Meus professores Nazaré Brandão ( Geografia), Nazaré Feitosa Inglês), Vera Campelo (Ciências), Roberto Ricardo (Geografia), Luíza (Português) , Inês Formigle ( inglês) , Nancy (Biologia), José Fernandes( Matemática), Leôncio ( física), Genildo ( química), Ione, Cleonice (artes), Letícia ( moral e Cívica), Cristóvan( Electricidade) , Nilson Brandão ( Eletrônica Industrial), Isaque , Jorge , Eng Saldanha ( in memória) , Eng Dário, Ana Maria (Ciências), Cristiane ( Educação Física), Erminda ( Matemática), todos excelentes professores, e alguns outros q lembro da imagem mais esqueci o nome, a todos minha homenagem e reconhecimento. Tempo bom.

  11. jaqueline goveia do monte says:

    ola meu nome e jaqueline gostaria de saber se aalgum de vcs podem me ajuda sou de paulo afonso,nasci em 1983 e meu pai se chama geraldo segundo minha mae ele deu aula na shesf e tmb estudou e trabalho no colepa se nao me engano de segurança mas nao tenho o contato, e gostaria muito de conhecelo o nome da minha mae e Socorro se alguem por ventura conhecer e puder me ajuda serei muito grata me telefone 13997876093 moro em sp praia grande desde ja o meu muito obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!