23 de maio de 2024

Evinha homenageia professora Maria Janice com título de cidadã pauloafonsina: “me vejo na sua história”

Por

Assessoria/Evinha

PAULO AFONSO – Natural de Jeremoabo, a pedagoga Maria Janice Oliveira de Menezes, recebeu nesta sexta (06/set), a honraria de cidadã pauloafonsina, título proposto pela vereadora Evinha @vereadoraevinha (Solidariedade), e aprovado por unanimidade pela Casa.

Janice começou a trabalhar aos 14 anos para ajudar a criar os irmãos, numa família numerosa: “éramos oito, eu, a segunda filha, meu pai era lavrador e minha mãe costureira”, conta.

A chegada em Paulo Afonso, há cinquenta anos, possibilitou a formação não apenas do curso de magistério, depois pedagogia – pela Uneb-, mas de uma mulher engajada em projetos educacionais e sociais que lhe permitiram mudar realidades. “Não sei se pela dureza da vida, ou pelo desejo de ser alguém, me impulsiona a gostar de estudar e a sentir amor pelas outras pessoas”, diz ela.

Após cinco anos trabalhando como professora, veio o convite para Janice dirigir uma escola no bairro Moxotó-Bahia. “Foi no Moxotó que eu me tornei a pessoa que sou. Eu quero saudar carinhosamente os meus colegas, eu não preciso falar, vocês sabem o que fomos uns para outros, estaremos sempre juntos, e contem sempre comigo”, declarou a professora emocionada. Foram 26 anos na escola Guiomar Pereira.

Um título para uma mulher que se empoderou
“Eu conheço a mulher de fé. Uma mulher que tem um amor desmedido pelos filhos, pela mãe e o esposo. Eu me identifico demais com a senhora. Tantas vezes tenho que deixar os meus e sair para outras lutas, mas deixo o meu coração em casa” comparou Evinha.

A vereadora lembrou os grupos da igreja nos quais Janice sempre se dedicou, às comunidades e pessoas carentes, e disse que, a seu tempo, Janice se empoderou antes mesmo que o conceito fosse massificado.
“Um título pedido pela população de Paulo Afonso, e a senhora, através das suas ações influenciou, eu acredito que ‘influenciar’ é fazer a diferença na vida das pessoas.”

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!