21 de maio de 2024

Em viagem a Brasília, Marcondes busca solução para transferência do HNAS para Univasf e Ebserh

Por

Redação, sitepa4 (via Ascom)

Durante a última semana, o prefeito em exercício, Marcondes Francisco, viajou a Brasília para uma série de reuniões, entre elas, tratativas sobre o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), no que se refere a transferência da unidade de saúde para a Univasf e a Ebserh. O gestor viajou acompanhado do Procurador Municipal Igor Montalvão, do secretário de Saúde, Adonel Gomes e do assessor Geraldo Carvalho.

Marcondes teve um encontro com o senador Otto Alencar, que foi fundamental na articulação da reunião com o Ministro da Educação, Camilo Santana, e o Presidente da Ebserh, Arthur Chioro. “Gostaria de agradecer ao senador Otto pelo empenho com relação às tratativas do Nair e foi fundamental para que pudéssemos nos reunir com o Ministro Camilo e o presidente da Ebersh. Estamos juntos nessa luta para fazer com que essa transferência se concretize e assim o HNAS possa ser gerido e mantido pela Univasf e Ebeserh, por meio da União”, fala Marcondes.

Durante a audiência com o ministro Camilo e Arthur Chioro, da Ebersh, o prefeito apresentou os documentos que comprovam que o HNAS é de propriedade da Univasf, bem como demonstrou que a referida Unidade Hospitalar já integra a Rede de Hospitais Universitários Federais, e na oportunidade repassou o número do processo administrativo que tramitou no Ministério da Educação (MEC) para tal finalidade.

Marcondes ainda  externou que os alunos do curso de medicina já se utilizam do HNAS para realização de estágio, apresentando Termo de Convênio firmando entre a Univasf e o Município de Paulo Afonso, além da comprovação da existência do valor de R$ 45 milhões já disponibilizados para a reforma e adaptação do Hospital ao perfil universitário.

“O município está com um o enorme sacrifício financeiro para manter o hospital  colocando em risco a continuidade da prestação de outros serviços públicos para a população de Paulo Afonso”, enfatizou o gestor.

O Ministro da Educação recebeu toda a documentação apresentada pelo prefeito em exercício e determinou ao Presidente da EBSERH que buscasse a solução para esse impasse. Chioro informou que encaminhará uma equipe para Paulo Afonso para uma visita técnica ao HNAS, e a partir de então retomar o diálogo e o processo acerca da transferência em definitivo para a Univasf.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!