2 de março de 2024

Eletrobras Chesf encerra ciclo de Simulados do PAE no São Francisco

Por

Redação, sitepa4

Este foi o último simulado do ciclo realizado na bacia do Rio São Francisco, que compreendeu durante os meses de dezembro e janeiro, ainda, as usinas de Sobradinho, Complexo Paulo Afonso, e Luiz Gonzaga.

Na quinta-feira (11), em Piranhas (AL), a Eletrobras Chesf realizou o Simulado Interno de Abandono de Área, na Usina Hidrelétrica de Xingó. Com a presença de empregados e terceiros, este foi o último simulado do ciclo realizado na bacia do Rio São Francisco, que compreendeu durante os meses de dezembro e janeiro, ainda, as usinas de Sobradinho, Complexo Paulo Afonso, e Luiz Gonzaga.

A Empresa promove esses simulados como parte das ações de implantação do Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAE), em todos as suas usinas hidrelétricas e respectivas barragens.

“Os simulados já fazem parte da rotina das instalações da Companhia, contemplando diversas situações de prevenção, envolvendo todos os que trabalham nas instalações”, salientou Patrícia Neves, engenheira, assessora da Diretoria de Operação e Manutenção da Eletrobras Chesf, e coordenadora de implantação do PAE.

Patrícia lembrou que também já foi realizado simulado na Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, na bacia do Rio Parnaíba (PI), e estão previstos para o primeiro semestre de 2024 os simulados nas usinas da Pedra e de Funil, na bacia do rio do Contas, sudoeste baiano.

Desta vez os simulados contaram com a participação da Defesa Civil e de agentes públicos locais, como Prefeitura e Corpo de Bombeiros, além da utilização do aplicativo Alert, ferramenta de acionamento utilizada em casos de emergência em barragens.

“O Alert é uma ferramenta de gestão da emergência que será, em breve, disponibilizada para a comunidade, quando os simulados forem realizados com a população”, explicou Flávio Marcelo, gerente de segurança de barragem da instalação. Segundo ele, a expectativa é de que os simulados com as comunidades ocorram no 2º semestre de 2024.

Além dos simulados na usina, foram instaladas placas de sinalização de rotas de fuga, elementos utilizados em caso de emergência que fazem parte das atividades de implantação do PAE.

O gerente da Usina, Fábio Gualberto, ressaltou a importância desses simulados reforçando a cultura de segurança junto aos envolvidos e à população e transmitindo segurança como um dos valores empresariais.

A Eletrobras Chesf reforça que as barragens são extremamente seguras, possuem rígidos protocolos de operação e manutenção, são fortemente fiscalizadas e atendem à legislação.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!