23 de maio de 2024

Ebserh anuncia que federalização do Hospital Nair Alves está prestes a ser concluída

Por

Redação, sitepa4

 

Deputado Bacelar e o presidente da Ebserh, Arthur Chioro. Foto: Divulgação

 

A espera pela transformação do Hospital Nair Alves de Souza, localização no município de Paulo Afonso, está perto do fim. Durante uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (4), com o deputado federal Bacelar (PV/BA), o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, afirmou que a federalização do Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso, está na reta final.

Segundo ele, a Ebserh e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vão definir, até o fim do ano, o termo de cooperação para estabelecer os programas de ensino, pesquisa e de atendimento médico. Além da estrutura.

“A nossa equipe técnica responsável pela área de saúde esteve no local para avaliar as condições prediais e estamos definindo se será melhor reformar ou construir uma nova unidade. Esse processo é rápido. Em breve a população de Paulo Afonso e região irá comemorar essa conquista” afirmou Chioro.

Bacelar, que é vice-líder do presidente Lula na Câmara e interlocutor do governo do estado em Brasília, destacou que esta é uma luta antiga da comunidade já dura 8 anos e tem o apoio do vereador da cidade, Marconi Daniel. O HNAS atende pacientes de 23 municípios da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco e tem um custo anual de aproximadamente R$ 50 milhões. “Desde 2015 que a comunidade pede a transformação do hospital e a prefeitura não tem condições orçamentárias de mantê-lo” disse.

No encontro, o parlamentar lembrou da existência do valor de R$ 45 milhões já disponibilizados, em juízo, para a reforma e adaptação do Hospital ao perfil universitário. Para o deputado, a transformação vai melhorar o atendimento à população e garantir que os alunos do curso de medicina da Universidade do Vale do São Francisco façam residência no local, transformando Paulo Afonso em um centro educacional de medicina.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, empresa vinculada ao Ministério da Educação, tem como objetivo a gestão e administração de hospitais universitários federais em parceria com universidades públicas no Brasil.
“São 41 hospitais universitários, 8.600 leitos espalhados pelo Brasil, mas nosso desafio vai além da assistência, de se integrar ao sistema de saúde e de participar da resolução do atendimento às pessoas os problemas de saúde. Se eles estão vinculados às universidades, às faculdades de medicina, de enfermagem, dos cursos da área da saúde, eles trazem no seu bojo esse desafio de produção de conhecimento para atender as necessidades do SUS”, afirmou.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!