21 de julho de 2024

É DA TERRA – Ivelize Gomes: uma história de determinação e realizações

Por

Vanélio Oliveira (pa4.com.br)

Ivelize vem vencendo o preconceito de que vaca de leite não é coisa de mulher. Foto: pa4.com.br

 

Natural de Paulo Afonso, Ivelize Gomes, filha de produtor rural e tirador de leite. Ainda criança, foi estudar na cidade por determinação do pai que sempre lutou para dar o melhor para os filhos, para que os filhos não sofressem o quanto ele sofreu.

Após anos e depois de concluir os estudos, casada, mãe de quatro filhos, decidiu realizar o sonho que existia no coração, que era criar vacas.

No período da pandemia, foi para uma localidade na zona rural de Paulo Afonso/BA, denominada Bogó, para ficar longe do contágio do vírus.

PRODUÇÃO DE LEITE

Neste período, o sonho começou a virar realidade. Na época, o pai, Sr Izídio, tirava 60 litros de 20 vacas. Após investir em estudo e em tecnologia, esses fatores contribuíram para que o melhoramento genético, inseminação e alimentação fossem os pontos fortes no aumento da produtividade. Hoje, são retirados 300 litros de 12 vacas. Ou seja: A produção aumentou aproximadamente em 5 vezes.

A busca por tecnologias e melhoramento tem mudado a realidade de seu povoado e município. Hoje, Ivelize e outros produtores vizinhos têm os próprios resfriados de leite e vendem toda a produção para Natville Laticínio de Sergipe.

Ivelize fez o curso de informação e foi homenageada em Poço Redondo/Sergipe por ser a única participante de outro estado e ser mulher. Este é o maior evento de vaca leiteira do Nordeste.

Ivelize vem vencendo o preconceito de que vaca de leite não é coisa de mulher. Com muita determinação, disciplina e foco, vem alcançando seus resultados.

IVELIZE AGRADECE

– A Deus pela saúde, fé e força.
– Ao esposo Ronaldo Gomes que é seu eterno apoiador.
– Ao pai, porque se não fosse ele, seria bem mais difícil.
– A toda família.
– Aos anjos, aos amigos que Deus ao longo da sua trajetória tem presenteado.
– Em especial, Bruno, Dezinho e Fredson. Eles foram essenciais na sua história.

Ivelize convida a todos para o primeiro torneio leiteiro de Paulo Afonso que ocorrerá no período de 18 a 20 de abril no povoado Sítio do Tará na fazenda Belo Horizonte, onde estará disputando com um animal a competição. Ganha a premiação o animal que em quatro ordenhas der mais leite.

IVELIZE SEMPRE COMPRATILHA A SEGUINTE MENSAGEM

“Nunca coloque limite em seus sonhos. Aumente sempre a FÉ!! Tente quantas vezes for necessário. Nas tentativas que não deram certo, você não erra. Você aprende, levanta e tenta novamente.”

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!