5 de julho de 2022

É DA TERRA – Pauloafonsina conquista bolsa de Doutorado na Europa

Por

Redação (pa4.com.br)

E pensar que tudo começou em uma feira de ciências no colégio Sete de Setembro em Paulo Afonso, no ano de 1997. “A paixão pela construção sistemática do conhecimento e, poder proporcionar melhorias na qualidade de vida da sociedade civil como resultado de pesquisa, é a minha motivação.”

Nathalia Alves Rocha Batista, filha do empresário/administrador José Batista e da advogada Márcia Rocha, iniciou o doutorado em Engenharia Eletrônica em 2021, na Universidade Politécnica da Catalunha em Barcelona (Espanha). Sua tese de doutorado norteia-se no estudo de Interferência Eletromagnética (EMI) proveniente de sistemas de comunicação digitais, os quais degradam a performance de comunicação entre dispositivos hospitalares/médicos.

Participou de uma seleção de ampla concorrência e foi selecionada juntamente com mais 13 pesquisadores de diferentes partes do mundo para fazer parte do ETERNITY – “European Training Network on Electromagnetic Risks in Medical Technology”, que é um projeto Marie Skłodowska-Curie financiado pela União Europeia, com parceiros da Bélgica, Portugal, Espanha e Holanda.

Sobre sua carreira acadêmica, finalizou em 2016 sua graduação em Telemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Campina Grande, onde atuou também como bolsista de iniciação científica em diversos projetos de pesquisa, que resultaram em publicações em eventos locais e congressos nacionais.

Durante o período de graduação, no ano de 2013, participou do programa do Governo Federal Ciência sem Fronteiras e teve a oportunidade de fazer graduação sanduíche nos Estados Unidos, onde morou em Phoenix no estado do Arizona e estudou no Gateway Community College.

Ao finalizar a graduação em 2016, Nathalia Batista foi selecionada em dois programas de Mestrado, em Neuro Engenharia pelo Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (Rio Grande do Norte) e em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (São Paulo) com ênfase em Telecomunicações e Telemática.

Optando por ingressar na UNICAMP, cursou o mestrado e o finalizou em 2019 com dissertação aprovada por unanimidade pela banca de avaliação, obtendo o título de Mestre em Engenharia Elétrica.  O título de sua dissertação é Estudo sobre Identificação Automática de Sotaques Regionais Brasileiros baseada em Modelagens Estatísticas e Técnicas de Aprendizado de Máquina.

“Uma carreira acadêmica é composta por vários desafios, muita pressão e uma grande responsabilidade. É muito comum nos sentirmos sozinhos e, em alguns momentos, com sentimentos de incapacidade diante de tantos obstáculos. Talvez essa seja uma frase clichê, mas que tem um significado muito profundo e que muda nossas vidas: Nunca desista dos seus sonhos. Deus se encarrega de executar os nossos planos! Continue sempre em movimento e dê um passo de cada vez!”

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!