16 de junho de 2024

Durante dois dias, Conferência de Educação em Paulo Afonso aborda Plano Municipal e diversos eixos

Por

Redação, sitepa4 (via assessoria)

Foi promovida nesta terça (17), a abertura da Conferência Municipal de Educação. O evento, que seguiu até esta quarta-feira (18), reuniu diversas entidades, que debateram sobre o tema “Plano Municipal de Educação, Política de Estado para garantia da Educação como direto humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental e sustentável”.

A mesa foi composta pelo secretário de Articulação Política, Regivaldo Coriolano, que representou o prefeito em exercício, Marcondes Francisco; a secretária de Educação, Elza Brito; o subsecretário, Pedro Gomes; o presidente do Fórum Municipal de Educação, Lúcio Flávio; o diretor regional de Educação do NTE 24, Marcos Antônio Queiroz; a presidente da APLB Sindicato, Esmeralda Patriota; o presidente do CME, Humberto Júnior, além de diretores, vice diretores, coordenadores pedagógicos, professores, autoridades e da participação dos povos originários da Tribo Cariri Xocó, representada pelo cacique Jailson dos Santos.

“A conferência representa o grande encontro de profissionais de educação das esferas municipais, estaduais e federal. É onde discutimos a política educacional do país. Começamos isso a nível local, depois serão eleitos os delegados que estarão na conferência estadual e posteriormente na nacional. É um momento de debate onde pensamos em ações para que a educação do município continue sendo de qualidade”, diz a secretária Elza.

No primeiro dia, a programação contou com a palestra do professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Júlio Bispo Junior, Mestre e Doutor em Educação pela UFBA.

“A conferência é um exercício pleno da democracia, é o ato de pertencer onde diversos setores estão juntos para pensar em educação. Agradeço pelo convite para participar desse momento”, ressaltou Júlio.

Nesta quarta-feira (18), o evento teve continuidade com o credenciamento e sistematização nos eixos temáticos sobre Políticas Públicas municipais. “Cada um contribuiu dentro dos seus conhecimentos as intenções e as ações que a gente precisa apresentar a nível de Estado. Nós daremos as nossas contribuições com todos os segmentos da educação especial, superior e todos os eixos que foram apresentados. Com certeza as nossas contribuições serão exitosas para a conferência estadual e nacional”, destacou a presidente da APLB, Esmeralda.

Os eixos temáticos abordaram garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade; educação, direitos humanos, inclusão e diversidade; valorização dos profissionais da educação: garantia do direito à formação e carreira e financiamento público da educação pública: garantia da gestão democrática e controle social nos processos e espaços de adesão, além de plenária e escolha dos delegados para Conferência Estadual de Educação Extraordinária da Bahia.

O foco da conferência foi a participação popular na condução de propostas que visem a aperfeiçoar as Metas do Plano Municipal de Educação (PME), e nas etapas Estadual e Nacional dos seus referidos Plano de Educação.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!