PAULO AFONSO/GLÓRIA (BA) – A participação da coordenadora geral da AEC Repensar, Daiane Braz, no Seminário Nacional de Desenvolvimento Territorial, promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário – integrando a comitiva baiana – no próximo dia 23, possibilitará à Repensar ser elo entre as comunidades ribeirinhas do Território de Itaparica, suas culturas e tradições e o governo federal.
A Repensar, de forma constante e em muitas frentes, trabalha tirar da invisibilidade, acabar com a discriminação e promover mais igualdade às pessoas inseridas nessas comunidades quer seja por meio de projetos culturais ou de formação política.
Recentemente, o vereador Valmir Rocha reconheceu a importância da Repensar com uma moção de aplausos em nome da professora Daiane.
A Repensar integra conselhos municipais, estaduais e federal, exatamente por essa atuação veio o convite para que Daiane Braz participe do Seminário em Brasília. “O encontro é muito importante porque discutirá as políticas públicas para todo o Brasil”, conta Daiane.
Ela levará dois projetos da associação cujos objetivos principais são: fortalecer ações de segurança alimentar e nutricional no território e promover empreendedorismo da mulher camponesa ribeirinha. Sendo que o empreendedorismo poderá ser estendido para outros povos tradicionais.
“O que eu levo mais na mala são as expectativas. Me sinto honrada em poder participar desse importante encontro nacional, representando o povoado Sítio da Lagoa, município de Glória e todo território de Itaparica-BA. E fico extremamente grata a CET Movimento e ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial-Cedeter”, resume Daiane.
Parabéns a Daiane e as mulheres ribeirinhas de Glória.