21 de julho de 2024

CRÔNICA – VIcente, o poeta das árvores (Francisco Nery Júnior)

Por

Redação, sitepa4

Por Francisco Nery Júnior 

Vicente, o poeta das árvores

Eles surgem, brotam e proliferam. Como o rebento da semente, não se contêm. Não há como contê-los. E temos que aturar. Que fique, entrementes, claro que não há nada melhor que aturar uma poesia. Por mais xoxa que seja, pedra ainda sem lapidação, é uma poesia! E sem poesia, vale frisar, é impossível viver. A vida seria intolerável.

Então temos um poeta, autor de livros publicados, que nos surpreendeu, neste mundão das verdades informáticas, com o plantio de árvores. Ele se concentrou nos tamarindeiros, um deles já devolvendo a sensibilidade do plantador em tamarindos pródigos da primeira florada.

Vicente Damasceno me surpreendeu e me procurou. Contou a história do tamarindeiro da Avenida de Contorno, plantado por ele, já sabemos, semente vinda do Piauí, e me desafiou para o plantio de uma nova muda, desta vez no largo entre as duas pistas da Avenida Hemetério de Carvalho, bem em frente ao Colégio Polivalente.

Fomos lá e plantamos. Pegamos uma turma do derredor e impusemos ajuda. Eles se renderam à importância do ato e pegaram na pá. Ajudaram, deixando cheios de vergonha incompreensível quem ganha para ajudar. A tentação é julgarmos ineficaz e perda de tempo a visão, a luta e a dedicação de um Doutor Amaury e de um Manoel José.

E viva o poeta que transborda da poesia fria, embora portentosa, para o plantio de árvores, seres vivos e fundamentais desde a criação do homem. Vivam todos os poetas!

Se formos inteligentes e práticos, o único caminho é invejá-lo no sentido de plantar mais árvores. Salvaremos o São Francisco e tornaremos Paulo Afonso mais doce para viver.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!