21 de julho de 2024

CRÔNICA – Três abacaxis por dez reais (Francisco Nery Júnior)

Por

Redação, sitepa4

 

Foto: Ilustrativa

 

Por Francisco Nery Júnior

Foi na nossa feira. O velhinho afável, mãos calejadas, nos vendeu três abacaxis por dez reais. Uma pechincha! Dez reais, apenas dez, pelo insano, persistente e teimoso trabalho de um trabalhador rural do nosso sertão. Persistência singular, ímpar e somente ela, como somente e singular o termo sertão que nos dá trabalho transpor para outras línguas.

Foi na nossa feira. Na nossa feira já foi dito. Na feira grande. Feira dos mais pobres. Feira onde a nossa gente se reúne e troca ideias as mais simplórias que nem por isso descem de valor. Não é à toa que o nosso sertanejo – um forte – tem sobrevivido. Plantar, fazer roça, lidar com a terra no Nordeste, só sendo forte – que o sertanejo é. Nós somos.

Na feira o sertanejo se solta. Feições soltas e alegres, embora o sol castigador, eles simplesmente riem. Brincam e se divertem para não desistir. Instar ou aconselhar um sertanejo a não desistir não é necessário. Ele não desiste. Fim de feira, que dispensamos o termo xepa, ele volta para o seu rincão mais disposto e mais abençoado do que nunca. Trocados no bolso e mais uma semana de trabalho e esperança pela frente.

Era assim no tempo da Grécia antiga. Em tempos de festa ou de tensões políticas, os gregos de grandes feitos, que nos legaram cultura e conhecimento, debatiam e se confraternizavam na ágora da sua cidade. No nosso caso, na nossa feira grande.

E o bom senso nos manda para lá. Comparecer, chegar e comprar na mão dos nossos patrícios. Prestigiar o seu esforço de sobrevivência. Fazer por eles o que podemos fazer. Algo penoso ou um sacrifício pesado? Claro que não. Basta a lembrança da sua satisfação em ter achado um comprador estampada no riso sutil na sua face. O velhinho do primeiro parágrafo simplesmente sorriu.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!