23 de abril de 2024

CRÔNICA – Quando lhe chamarem de velho (Francisco Nery Júnior)

Por

Redação, sitepa4

O aposentado Andrelino Vieira da Silva, morador de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiás, comemorando aniversário com bolo temático com os dizeres “Terror do INSS”.

 

Por Francisco Nery Júnior

Exulte. Exulte, você é um vencedor. Numa disputa de 150 a 200 milhões de concorrentes, você foi o vencedor. Vieram os entraves e as procelas. Você venceu! Colocaram obstáculos em seu caminho. Você venceu. Superou todos eles. Altaneiro na vida, lá vai você.

E quer saber de uma coisa? Muitos simplórios estão com inveja de você. Ele, o simplório, sabe que, provavelmente, não chegará onde você chegou. Ele – ou ela! – não tem a cepa que você tem. Você é um forte – que ele não é.

Sim, a caminhada foi dura. Foram necessárias horas de formação, persistência, foco e tenacidade. Você venceu, cara! No seu caminho, aí sim, doces e importantes amizades que, incontáveis vezes, lhe deram a mão. Foram muitos os amigos. E, para estes, desejamos as bênçãos de Deus. Os outros, os outros ficam pra lá. Pedrinhas no caminho, fatalmente caíram para os lados desprezíveis da estrada.

Pelo desvario simplório deles, muitos jovens, cujo desenvolvimento foi sonhado pelos pioneiros heróis responsáveis dos primórdios, perderam a chance de decolar.

E vai você na tranquilidade arduamente adquirida ao passar do tempo. Você acorda na hora que [bem] quer. Não tem mais chefe; nem bom, nem o mau. Fim do mês, enquanto o seu algoz rala todo o tempo embaixo do sol e da chuva, espremido nas lotações do caminho, aos tropeços e às quedas, você vai ao banco e lá o fruto da semeadura tão bem feita por você. Você nem mais pega uma fila.

Se ele quiser, se se apegar com o Maior – não queremos grafar se arrepender -, um dia será como você. Poderá chegar lá. Depende dele, o chegar ou o espatifar-se pelo caminho.

Talvez por tudo que foi dito, talvez pelo impulso incompreensível dos seres humanos, o tal da matéria lhe chamou de velho.

 

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!