14 de junho de 2024

CRÔNICA – Anúncio de uma ciclovia (Francisco Nery Júnior)

Por

Redação, sitepa4

Anúncio de uma ciclovia

Por Francisco Nery Júnior

Elas já são lugar comum na Europa. Mais que nos Estados Unidos. Até um sistema compreensivo em todo o continente está sendo pensado. Em Paulo Afonso, agora, finalmente o anúncio de uma ciclovia ligando a Prainha ao Economart. Será, segundo anunciado, uma primeira etapa de 2,5 quilômetros. Já é alguma coisa.

O texto da comunicação anuncia que haverá local para bicicletas, pedestres e guarda-corpo, como também iluminação. Evidente que, em uma ciclovia, esperávamos bicicletas, prevíamos pedestres e contávamos com iluminação à noite e, em plena BA-210, a expectativa que haveria segurança.

Fomos até o fim e não encontramos fixação do prazo de entrega. Ademais, ficamos na expectativa de detalhes de projeto tais como largura da faixa, pontos de apoio, borracharia talvez, locais para lanche, etc. Em suma, detalhes do projeto.

Entrementes, esperamos especial atenção para a segurança. Em Salvador e em São Paulo, vimos ciclovias onde jamais nos aventuraríamos em uma cruzada. Na França, ao contrário, testemunhamos ciclovias devidamente asseguradas por pesados blocos de concreto.

Mestre João do Bucho certamente registraria que é de lei confiar nos nossos arquitetos. Projetos executados em Paulo Afonso nos autorizam esta citação.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!